Trabalho de agentes da saúde destacado na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 01/06/2005 17h40, última modificação 24/05/2021 18h08
Agentes comunitários que trabalham em Curitiba na área da saúde foram homenageados na Câmara Municipal, por proposição do vereador Fábio Camargo (PFL),  1º secretário da Câmara Municipal.
Em sessão solene que lotou as dependências do plenário do Legislativo municipal, na noite desta terça-feira (31), foram agraciados aproximadamente 200, dos mais de mil agentes comunitários da saúde.
A presença do prefeito em exercício, Luciano Ducci (PSB), foi seguida pela da superintendente da Saúde, Edimara Fait Seegmuller, representando o secretário Michele Caputo Neto; pelo presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Moacir Train, e da vice-presidente da Associação dos Agentes de Saúde, Maria Aparecida Cardoso, num profundo reconhecimento ao fundamental trabalho exercido por esta categoria profissional, nas mais diferenciadas regiões da cidade.
Curitiba é considerada em nível nacional “como uma referência na área da saúde, fruto de um planejamento estratégico que absorveu anos de dedicação e competência de pessoas como Luciano Ducci”, manifestou Camargo em seu discurso aos homenageados. O parlamentar vem lutando pela implantação do percentual de insalubridade a todos os agentes, assim como defende a construção de uma sede própria para que, a exemplo de outras entidades, como a Femoclam, os associados tenham um local apropriado às suas confraternizações. No elogio que fez à classe, Camargo comparou o trabalho dos agentes aos pesquisadores do IBGE que realizam o censo. “Até mais minucioso e completo é esse trabalho feito de casa em casa, diariamente, enfrentando todo e qualquer risco”, afirmou.
Avanços
A redução da mortalidade infantil e dos vestígios da dengue foram duas das mais importantes conquistas dos agentes da saúde, ressaltadas pelo prefeito em exercício, Luciano Ducci, na saudação que fez. Ducci também citou os avanços trabalhistas da classe profissional, que aguarda com ansiedade a implantação do índice de insalubridade, “talvez já para a data base salarial”, adiantou. “Essa é uma necessidade pela qual estamos trabalhando há algum tempo, antes mesmo da Assembléia Legislativa, onde nosso projeto foi vetado”, reafirmou Ducci. Embora o 1º secretário da Câmara tenha manifestado seu desejo de prestigiar a classe com esse avanço trabalhista, o prefeito em exercício explicou que “a concessão do índice será resultado de um trabalho conjunto entre o Legislativo e a Prefeitura”.
O presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Curitiba, Moacir Train, destacou a união do profissionalismo e do voluntariado que caracteriza cada agente comunitário de saúde.
A relação de amizade consolidada no processo de trabalho dos agentes de saúde foi um dos pontos positivos da atividade, citada pela superintendente Edimara  Seegmuller, que desejou  novos avanços à categoria.