Trabalhadores de limpeza reconhecidos no Legislativo

por Assessoria Comunicação publicado 15/05/2007 19h35, última modificação 16/06/2021 08h48
A Câmara de Curitiba realizará nesta quarta-feira (16), às 20h, no plenário, sessão solene em homenagem ao Dia dos Trabalhadores em Asseio e Conservação, comemorado anualmente em 16 de maio. A proposição é de Manassés Oliveira (PPS), que assumiu, neste mês, a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.
Segundo Manassés, o Legislativo, com a solenidade, valoriza e reconhece uma das categorias que mais cresce no mercado de trabalho, composta por pessoas simples e humildes, que exercem função essencial na sociedade.
“Quase na totalidade terceirizada, a categoria é uma das menos valorizadas e mais expostas a riscos todos os dias. Exerce suas atividades em locais perigosos, muitas vezes recolhendo lixos tóxicos, transportando resíduos cortantes e exposta ao frio, chuva ou excesso de calor. Que esta data seja, também, oportunidade para reflexão sobre as condições dos trabalhadores da área de asseio”, diz Manassés.
Setor
O setor de asseio e conservação é o maior empregador formal de mão-de-obra de baixa escolaridade. No Paraná, mais de 50 mil pessoas trabalham no setor. Em todo o Brasil, esse número ultrapassa 1,5 milhão de empregos diretos.
A instituição do dia 16 de maio, data nacional em homenagem aos garis, como o Dia dos Empregados na Área de Asseio e Conservação, destaca a atuação de pessoas que, com o suor de seu trabalho, contribuem para que toda a população possa viver em um mundo mais limpo e saudável.
A data já é comemorada pela Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviço Asseio e Conservação (Febrac), Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Fenascon) e diversos sindicatos do setor.