Trabalhadores da limpeza reconhecidos na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 19/05/2008 19h50, última modificação 21/06/2021 10h09
Em homenagem ao Dia Municipal dos Trabalhadores em Asseio e Conservação, comemorado em 16 de maio, o vereador Manassés Oliveira (PRTB) propôs, na Câmara de Curitiba, sessão solene em reconhecimento a esta categoria. A data também representa, nacionalmente, o Dia dos Garis. A solenidade aconteceu no plenário do Legislativo, na sexta-feira (16). Comandado pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), o reconhecimento público pela atividade foi feito com a entrega de certificados.
Na saudação aos 126 homenageados do ano, Manassés, que já presidiu o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco), agradeceu a cada um dos componentes da Mesa Executiva, reforçando os resultados obtidos pela luta do sindicato e os projetos realizados. O vereador destacou que os sindicatos estão cada vez mais ao lado dos trabalhadores, lutando por melhores condições de vida, dignidade, em nome do cidadão, da cidade, Estado e do País. Para Manassés, a solenidade é uma forma de valorizar, anualmente, uma das categorias que mais tem apresentado crescimento no mercado de trabalho.
“Temos sonhos e ideais. Tudo o que quisermos podemos conseguir. Pensando desta forma, trabalhamos mais, lutamos mais e, seguindo em frente, atingimos nossos objetivos, alcançando melhores condições de vida”, disse o parlamentar. Os profissionais da área de asseio e conservação são, quase na totalidade, terceirizados e prestam serviços em hospitais, órgãos públicos, colégios, fábricas e instituições públicas e particulares. O setor abrange, no Brasil, mais de um milhão de trabalhadores.
O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores do Asseio e Conservação, José Moacyr Pereira,  contou sobre a origem do nome “gari”, proveniente de um francês chamado Alexandre Gari, que limpava ruas da sua cidade. Pereira também falou sobre a necessidade da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas e os problemas da terceirização do serviço, que, segundo ele, precisa de alternativa e regulamentação. “Criar uma empresa prestadora de serviços é muito fácil. A intermediação no fornecimento de mão-de-obra só gera lucros.”
Para agradecer a iniciativa da Câmara, Antônio Luiz dos Santos, há 17 anos atuando no setor, na Copel, ocupou a tribuna da Casa. O trabalhador parabenizou os homenageados e destacou a grandeza em ser reconhecido pelo Legislativo municipal. “Lembrar de outras profissões, como advogado, médico e professor, é fácil. Por isso, agradeço em nome de todos o reconhecimento pela nossa atividade”, disse.
Ao final da solenidade, o presidente João Cláudio Derosso defendeu os direitos da categoria, “tão importante para a cidade”. Para ele, “se Curitiba é conhecida nacionalmente e internacionalmente como Capital Ecológica é porque vocês a fazem ser assim”, finalizou.
Eventos
Ao propor a instituição da data, há dois anos, Manassés Oliveira também sugeriu que a Prefeitura de Curitiba promova, por meio da Fundação Cultural e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, eventos alusivos junto às escolas municipais. Devem ser realizadas ações que despertem a consciência coletiva sobre a importância da coleta seletiva e do trabalhador em asseio e conservação para a sociedade.
De acordo com Manassés, a data também é comemorada pela Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviço em Asseio e Conservação (Febrac), Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Fenascon) e diversos sindicatos do setor.
Presenças
A homenagem foi prestigiada pelo secretário municipal do Trabalho e Emprego, Raul D’Araújo Santos; José Moacyr Pereira, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores do Asseio e Conservação; João Gerônimo Filho, presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e Região; Vitor Monastier, representando o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Darci Piana; Adonai Ayres Arruda, presidente do Seac – Sindicato Patronal; Amália Wuerbach, do  Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e Região, e Jurema Mexiko, da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.