Torquato vai presidir Legislação e Justiça

por Assessoria Comunicação publicado 20/02/2006 19h00, última modificação 08/06/2021 08h16
O período oficial de sessões plenárias da Câmara de Curitiba iniciou nesta segunda-feira (20) com a homologação dos nomes dos vereadores que vão presidir as oito comissões permanentes da Casa. As duas mais importantes que são a de Legislação, Justiça e Redação, e de Economia, Finanças e Fiscalização ficaram sob as presidências da bancada aliada ao prefeito Beto Richa, em função da proporcionalidade partidária.
Celso Torquato (PSDB) vai presidir a Comissão de Legislação e Jairo Marcelino (PDT) a de Economia, que já inicia suas atividades nesta sexta-feira (24) às 14 horas, com a realização da primeira audiência pública. O evento é destinado para demonstração das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2005.
A Comissão de Legislação também deve iniciar, logo após o Carnaval suas atividades legislativas, uma vez que por ela passam todos os projetos de lei da Casa, para averiguar os aspectos constitucional, legal, regimental, jurídico e técnica legislativa. Sob os cuidados da Comissão de Economia ficam as matérias tributárias, abertura de créditos adicionais do prefeito, operações de crédito e dívida pública; o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias, e ainda, as prestações de contas do prefeito, como já é o caso desta sexta-feira.
Tarimba
Celso Torquato tem larga experiência parlamentar pelos quatro mandatos e está preparado para presidir esta comissão, depois de passar pela presidência da Comissão de Serviço Público e ser membro do Conselho de Ética. Torquato destaca seus mandatos sempre atuando em diversas áreas. “Para ele, ser vereador é proteger, zelar e administrar a causa pública, usando como arma o poder de fiscalização que o cargo lhe confere”.
Jairo Marcelino por sua vez, já presidiu anteriormente esta mesma Comissão de Economia, e segundo ele, “vamos corresponder às exigências do cargo, com o apoio dos demais vereadores, atuando de forma séria e transparente”.
Membros

Na Comissão de Legislação ficaram além, de Torquato na presidência, os vereadores Ney Leprevost (PP), Tico Kuzma (PPS), Sabino Picolo (PFL), Dr. Valdenir dias (PMDB), Sérgio Ribeiro (PV), Roberto Hinça (PDT), Roseli Isidoro (PT) e o pastor Valdemir Soares (PL).
Em Economia estão junto com Jairo Marcelino, os vereadores Paulo Frote (PSDB), Aladim Luciano (PV), Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), Ângelo Batista (PP), Zé Maria (PPS), Serginho do Posto (PSDB), Beto Moraes (PL) e André Passos (PT).