Tito Zeglin eleito presidente do Conselho de Ética da Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 15/03/2006 20h10, última modificação 08/06/2021 09h31
A Câmara de Curitiba realizou, nesta quarta-feira (15), reunião na presidência da Casa, para eleger o novo presidente do Conselho de Ética, devido ao afastamento do vereador Roberto Hinça (PDT), então presidente, que deverá ser candidato nas próximas eleições.
O presidente eleito para o conselho foi o vereador Tito Zeglin (PDT), que comentou não esperar a indicação. “Foi uma surpresa; fiquei sabendo ontem à tarde que o vereador Jorge Bernardi, líder do PDT, havia me indicado para o cargo, até mesmo por pertencermos à segunda maior bancada da Casa. Hoje fui eleito por unanimidade”, disse Zeglin.
“Pretendo trabalhar em conjunto com os vereadores nos processos que possam vir, valorizando a Casa com ética, tratando com seriedade e melhor conduta”, objetiva o novo presidente do conselho.
Para o vereador Roberto Hinça, que foi presidente do conselho durante o ano passado, “foi uma honra presidir o primeiro Conselho de Ética da Casa, ainda por cima em meu primeiro mandato. Considerei um trabalho de grande responsabilidade”, afirmou Hinça.
O vereador Roberto Hinça destacou que, pelo conselho ser novidade no Legislativo no ano passado, a dificuldade inicial foi entrar em entendimento comum da aplicabilidade do regulamento.
“Todos os inquéritos foram avaliados e julgados; não deixamos processos pendentes”, disse Hinça, citando apenas uma exceção. “Temos o caso do então vereador Luis Ernesto, que, por ser suplente, entramos em comum acordo na suspensão do relatório e da pena. Porém, os procedimentos legais continuam com o retorno do vereador”.
Roberto Hinça desejou boa sorte para o vereador Tito Zeglin, que durante este ano, irá presidir o Conselho de Ética da Câmara de Curitiba, e espera que os trabalhos continuem sendo feitos com transparência nas avaliações.
Fazem parte da nova direção do Conselho, os vereadores Serginho do Posto (PSDB), Aladim Luciano (PV), Angelo Batista (PP) e André Passos (PT) como titulares; e suplentes, Felipe Braga Cortes (PMDB), Sabino Picolo (PFL), Beto Moraes (PL), Luizão Stellfeld (Pc do B) e Tico Kuzma (PPS).