Tito Zeglin assume a Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 07/11/2007 19h20, última modificação 18/06/2021 07h41
A Câmara de Curitiba será presidida, nas próximas duas semanas, pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Tito Zeglin (PDT), em virtude da licença do titular da Mesa Executiva, João Cláudio Derosso (PSDB), que acompanha o prefeito Beto Richa em viagem à China. A ida dos chefes dos dois poderes políticos da cidade àquele país é justificada pela grande oportunidade de encontros técnicos agendados, além da participação de Richa no Fórum Internacional de Prefeitos sobre Desenvolvimento Sustentável.
Richa e Derosso cumprirão agenda na cidade irmã de Curitiba, Hangzhou, onde será apresentado o projeto do Tecnoparque, e em Tianjin, sede do fórum. Depois visitam os projetos locais de desenvolvimento urbano de Cingapura, mantêm encontros de cooperação entre os povos em Xangai, reúnem-se com o embaixador do Brasil na China, em Pequim, e, ainda, realizam reunião com diretores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na cidade de Washington (Estados Unidos), para averiguar financiamentos de projetos de infra-estrutura urbana e habitação para Curitiba.
O vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) que já integrou a diretoria da Cohab, também acompanha Richa e Derosso.
Agenda positiva
A possibilidade de Curitiba alavancar novos projetos para a infra- estrutura social e urbana, através de investimentos da economia mundial mais importante, foi destacada pelo vereador Tito Zeglin. Em seu quinto mandato e como vice-presidente do Legislativo pela segunda vez, Zeglin é vereador há 25 anos. Seus projetos foram referenciais para o desenvolvimento da cidade. Atuou como relator da Comissão Especial que discutiu os problemas causados pelas antenas de celular, concluída com uma legislação municipal ordenando a instalação destes equipamentos (primeira lei do gênero em todo o Brasil).
Seu trabalho também resultou na implantação dos binários Brasília (Capão Raso) e Ipiranga-São Pedro (Capão Raso/Xaxim), além da implantação das feiras de artesanato e gastronomia. Ainda são de sua autoria a edição dos projetos sobre limite de velocidade para ônibus articulados e biarticulados no anel central,atendimento prioritário para idosos nos supermercados e adaptação de no mínimo um veículo para aprendizado de pessoas portadoras de deficiência física nas escolas de formação de condutores.