"Tirar homenagens para Educação ser mais ativa", promete Euler

por Assessoria Comunicação publicado 07/02/2017 11h45, última modificação 14/10/2021 10h05

Eleito presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, nesta terça-feira (7), Professor Euler (PSD) disse aos parlamentares que buscará uma forma de alterar no Regimento Interno que o colegiado não seja obrigado a analisar todas as homenagens da Câmara de Curitiba. “São pareceres que poderiam ser absorvidos por outras comissões, para que Educação não tenha nisso seu objetivo final. A comissão pode ser mais ativa”, afirmou. Uma mini reforma regimental será realizada no Legislativo (leia mais). Professor Silberto, do PMDB, foi escolhido o vice-presidente.

Atualmente, cidadanias honorárias, vultos eméritos, denominações de logradouros e todas as indicações dos parlamentares aos onze prêmios entregues anualmente pela Câmara Municipal dependem da análise da Comissão de Educação. Isto fez com que o colegiado fosse o segundo a mais exarar pareceres em 2016, 190 no ano todo, mais que o triplo da terceira colocada, Economia e Fiscalização, que analisou 56 proposições no período. Ficou atrás somente de Legislação, com 391.

Euler ainda retomou a realização de reuniões quinzenais na Comissão de Educação, que o presidente anterior, Professor Galdino (PSDB), havia tornado mensais. Com o aval de Silberto, Geovane Fernandes (PTB), Marcos Vieira (PDT) e Mestre Pop (PSC) os encontros ocorrerão às quartas-feiras, começando 8h30 da manhã. Cópia da proposta de regulamento interno foi distribuída aos membros, para deliberação e aprovação na próxima reunião da comissão.

Composição
Durante o processo de eleição do presidente da Comissão de Educação, coordenado por Fernandes, por ser o mais idoso, Mestre Pop queixou-se de não estar escalado para Saúde. “Eu participei da Comissão de Saúde [na legislatura anterior] e gostaria de ter continuado lá, pois sou membro da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, do Hospital Erasto Gaertner”, disse Pop. Ele comentou a influência da liderança do prefeito na composição das comissões. “Não sabia que era assim”, reclamou.

“O vereador preferia estar na Saúde, mas nós queríamos o senhor aqui”, respondeu Euler, “pois sua experiência nas áreas do esporte e cultura tem tudo a ver com a Comissão de Educação”. Pop elogiou a composição do colegiado e adiantou que gostaria de ver realizado, em Curitiba, “um encontro dos artistas de rua no calçadão da Rua XV de Novembro”.

Leia também:

Dr. Wolmir é o novo presidente
de Legislação; Osias é o vice

Acessibilidade elege Petruzziello
presidente; Maria Manfron é vice