Tico Kuzma promete Câmara de Curitiba com diálogo e transparência

por Fernanda Foggiato — publicado 02/01/2025 17h55, última modificação 02/01/2025 18h12
Vereador Tico Kuzma fez o primeiro discurso como presidente da Câmara de Curitiba no biênio 2025-2026.
Tico Kuzma promete Câmara de Curitiba com diálogo e transparência

Eleito por unanimidade para conduzir a Câmara de Curitiba pela segunda vez, Tico Kuzma está no sexto mandato. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

"Respeitarei as diferenças de ideias e de opiniões, pois é no diálogo que encontramos as melhores soluções. Este plenário reflete, nós vereadores e vereadoras [refletimos], a diversidade da nossa da sociedade. E cada opinião proposta e em debate contribui para soluções mais completas e inclusivas”, garantiu Tico Kuzma (PSD) durante o primeiro pronunciamento como presidente da Casa no biênio 2025-2026. O parlamentar, que está no sexto mandato consecutivo, foi eleito, nesta quinta-feira (2), para retornar à condução do Legislativo da capital do Paraná

Além do diálogo, o discurso de Kuzma, feito antes da assinatura do termo de posse da Mesa, focou na transparência. “Neste biênio, a Presidência vai fortalecer a transparência e a eficiência dos trabalhos legislativos, dando continuidade à excelente gestão dos antecessores, do vereador Marcelo Fachinello [Pode], do vereador Serginho do Posto [PSD], do vereador Sabino Picolo [PSD]”, declarou. 

Investiremos esforços em ferramentas que aproximem a população das decisões da Câmara, incentivando a participação cidadã e a fiscalização. Manteremos eventos importantes em nossos espaços, como a Feita Mamute, e o atendimento da Defensoria Pública do Paraná. Uma Câmara forte é uma Câmara conectada com a sua cidade a a sua gente”, continuou. 

Kuzma destaca licitação do transporte como desafio da gestão

Continuarei a parceria iniciada na gestão anterior, na qual atuei como líder anterior e também como presidente. Este momento é simbólico, histórico para Curitiba. A cidade inicia uma nova gestão, uma gestão com o prefeito Eduardo Pimentel e o vice-prefeito Paulo Martins, que têm a missão de dar continuidade ao trabalho que o prefeito Rafael Greca fez”, continuou o novo presidente da Câmara Municipal sobre o relacionamento com o Executivo

Esta Casa será um espaço de debate, aprimoramento, apoio e fiscalização. Sempre em parceria com a Prefeitura, mas respeitando a nossa autonomia. Precisamos continuar sendo um pilar de sustentação para as políticas que garantam o avanço de Curitiba”, assegurou. Na gestão de Rafael Greca, disse Kuzma, “esta Câmara desempenhou um papel crucial na reorganização das finanças públicas. Já na atual legislatura, ele destacou que um dos principais desafios será a nova licitação do transporte coletivo da cidade, “que definirá como será a mobilidade da cidade nas próximas décadas”.

Novo ciclo começa com "imensa gratidão", diz Tico Kuzma

O discurso também trouxe uma série de agradecimentos, entre eles aos demais vereadores pela confiança na votação unânime. Kuzma disse que dá início ao novo ciclo “com imensa gratidão e profundo senso de responsabilidade”. 

O vereador agradeceu ao presidente eleito da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi (PSD), por se colocar à disposição para parcerias entre as instituições, “como a Câmara Municipal estar participando da TV Assembleia”. 

Tico Kuzma ainda pediu uma salva de palmas aos servidores da Câmara de Curitiba. “Conto mais uma vez com o valoroso apoio do corpo de servidores desta Casa, cuja competência é um dos pilares do nosso trabalho. Minha gratidão a vocês, servidores da Câmara Municipal, pelo profissionalismo e dedicação”, agradeceu. 

Que façamos cada vez mais com que a Casa do Povo seja realmente para o povo e que a Câmara Municipal de Curitiba possam realmente representar o cidadão curitibano e defender o interesse da sociedade. Muito obrigado e viva Curitiba”, concluiu Tico Kuzma, presidente do Legislativo da capital no biênio 2025-2026.