Tico Kuzma é eleito presidente da Comissão Especial do Metrô
A Comissão Especial do Metrô da Câmara de Curitiba elegeu Tico Kuzma (PROS) como presidente, em reunião nesta segunda-feira (22). Proposto em fevereiro de 2014 (requerimento 051.00001.2014), o colegiado especial foi instalado dois meses depois da aprovação em plenário, prazo em que houve a indicação dos noves integrantes. As atividades podem perdurar até o final da legislatura, em dezembro de 2016.
Serginho do Posto (PSDB) foi escolhido vice-presidente e Bruno Pessuti (PSC) será o relator da comissão – que vai monitorar a implantação do metrô na cidade, cuja licitação foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em agosto de 2014. Os conselheiros do órgão questionaram o laudo ambiental, a ausência de pesquisa origem-destino e maior detalhamento do objeto do contrato e condicionaram a retomada da concorrência pública à reformulação de partes do edital.
Segundo Tico Kuzma, o primeiro passo da comissão será a realização de audiência com o secretário municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin, para verificar o atual andamento do processo licitatório. “Vamos consultar a agenda do Scatolin e marcar a reunião para a semana que vem. Como o TCE suspendeu a licitação, queremos saber o que foi feito até agora para a reabertura do edital”, informou.
Nesta primeira reunião, o colegiado também vai definir o cronograma de ações. Conforme o presidente, a ideia é acompanhar três áreas relacionadas à construção do metrô: a legislação, a administração dos recursos e a licitação. Orçado em R$ 4,691 bilhões, o projeto prevê 21 estações distribuídas ao longo dos 22,4 km da linha, do Santa Cândida ao CIC/Sul.
As reuniões da Comissão Especial do Metrô serão quinzenais, às segundas-feiras a partir de 14h30, na sala 1 das comissões (localizada no subsolo do Palácio Rio Branco). Além dos vereadores citados, participaram da instalação do colegiado Carla Pimentel (PSC), Chico do Uberaba (PMN), Dona Lourdes (PSB) e Valdemir Soares (PRB). Os demais integrantes são Helio Wirbiski (PPS) e Jonny Stica (PT).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba