Tico Kuzma destaca melhora na saúde e segurança

por Assessoria Comunicação publicado 20/04/2011 20h20, última modificação 09/08/2021 08h53
“Em 2010, houve redução significativa do tabagismo em Curitiba, fazendo a capital descer da segunda posição de maior prevalência de fumantes para o quinto lugar.” A informação é do segundo vice-presidente da Câmara de Curitiba e autor da lei antifumo, sancionada em 2009, vereador Tico Kuzma (PSB). De acordo com o parlamentar, Curitiba já apresentou a segunda maior taxa de fumantes entre as 26 capitais mais o Distrito Federal, conforme dados da Vigitel  (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) e a terceira em prevalência de fumantes. O percentual de fumantes a partir de 18 anos residentes na capital caiu de 19,3% em 2009 para 17% no ano passado. A queda foi observada entre os homens (de 23% para 18,9%) e também entre as mulheres (de 16,1% para 15,4%). Os dados foram apresentados na tribuna da Casa, nesta quarta-feira (20), baseados em pesquisas da Vigitel de 2009 e da última versão 2010, divulgada nesta segunda-feira (18) pelo Ministério da Saúde.
Na opinião do vereador, a melhora é resultado de uma somatória de medidas, entre elas a adesão da população à lei antifumo. “É resultado, também, do belo trabalho das secretarias municipais de Educação, da Saúde, de Recursos Humanos, dos ambulatórios do Hospital de Clínicas (HC), da Secretaria Estadual da Saúde e do governador Beto Richa, que, então prefeito de Curitiba, sancionou a lei.
Segurança
Outro tema abordado por Kuzma foi a segurança, que, assim como a saúde, é uma de suas principais bandeiras na Câmara de Curitiba. Desta vez, com dados  da Secretaria de Estado da Segurança Pública, comentou sobre a queda de 21% no número de homicídios no Paraná, referente ao primeiro trimestre de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado. “Foram registradas 790 ocorrências de assassinatos de janeiro a março, contra 1.001 no começo de 2010.”
Segundo Kuzma, esses dados comprovam que as diretrizes do governador Beto Richa e do secretário da Segurança Pública,  Reinaldo de Almeida César, estão no caminho certo e vêm sendo cumpridas. “A ideia é colocar a polícia nas ruas e evitar a criminalidade”, lembrou, informando que semanalmente é realizada a Operação Vida, com cerca de 200 policiais militares, helicópteros e 60 viaturas, onde cada vez é atendido um bairro da capital ou um município da Região Metropolitana de Curitiba.
Mais soldados
Tico Kuzma informou ainda que, na manhã desta quarta-feira (20), participou, a convite do comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, e do diretor de ensino e pesquisa, coronel Roberson Luiz Bondaruk, do encerramento do curso de Formação de Soldados Policiais Militares, turmas 2010/2011.  “Cerca de 1.500 soldados em todo o Paraná ganharam autonomia para o serviço de patrulhamento. Eles concluíram o curso de formação com o estágio nas ruas, que durou aproximadamente seis meses. Ainda há mais 500 que devem se formar este ano”, disse.