Tico Kuzma convoca reunião do Colégio de Líderes para esta quarta
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), convocou para esta quarta-feira (3) a primeira reunião do Colégio de Líderes, formado pelos vereadores indicados como líderes dos blocos parlamentares, partidos, do Governo Municipal e da oposição. O encontro será presencial, cumprindo todas as regras e exigências sanitárias, a ser realizado após a sessão plenária no plenário do Palácio Rio Branco.
“Na pauta da reunião, [estão] a formação das comissões, dos conselhos municipais que vereadores integram e questões relacionadas ao Regimento Interno da Câmara de Curitiba”, anunciou Kuzma, durante a sessão plenária desta terça-feira (2).
O Colégio de Líderes é previsto no artigo 24 do Regimento Interno e é convocado para que a Câmara Municipal de Curitiba tome decisões “que revelem o pensamento majoritário”. Têm direito a voto os líderes de blocos parlamentares e de partidos não pertencentes a blocos. Os líderes de governo e oposição têm direito a voz, não a voto.
As deliberações do Colégio de Líderes da CMC são tomadas mediante consenso entre seus integrantes “sempre que possível”. Quando não for, o critério a ser adotado é o da maioria absoluta, ou seja, metade mais um do número de membros. Os votos dos líderes são computados em função do número de vereadores de cada bancada.
Blocos Parlamentares
DEM/PMB (6 vereadores) – Mauro Ignácio
Pode/PSL (5 vereadores) – Mauro Bobato
SD/Novo/Cidadania (5 vereadores) – Alexandre Leprevost
PT/PV (4 vereadores) – Carol Dartora
PP/PTB/PSB (4 vereadores) – Nori Seto
Pros/Republicanos (3 vereadores) – Osias Moraes
PSC/Patriota (2 vereadores) – Marcelo Fachinello
MDB/DC (2 vereadores) – Noemia Rocha
Bancadas de partidos
PSD (4 vereadores) – Beto Moraes
PDT (3 vereadores) – Dalton Borba
Líder do Governo
Pier Petruzziello (PTB)
Líder da Oposição
Renato Freitas (PT)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba