Teste do quadril poderá ser obrigatório

por Assessoria Comunicação publicado 07/08/2012 18h10, última modificação 03/09/2021 07h31
Projeto que altera a lei que instituiu o Código de Saúde de Curitiba, tornando obrigatória a realização do teste do quadril em bebês nascidos na capital, recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, na tarde desta terça-feira (7), na Câmara de Curitiba. A ideia é obrigar a realização do exame nas crianças nascidas em estabelecimentos públicos e privados, antes da alta hospitalar. A medida deverá ser implantada em até 30 dias após a publicação da lei.
O teste do quadril pode detectar, precocemente, a luxação e o encurtamento do membro. De acordo com a proposta, a estimativa é que um em cada mil bebês nasça com o quadril luxado e cerca de dez em mil com o membro subluxado (instável). Segundo o texto, o tratamento é mais fácil de ser realizado em recém-nascido. “Muitas vezes, na criança mais velha, não se consegue restaurar perfeitamente e ela fica com essa sequela para o resto da vida", de acordo com a justificativa.
O Código de Saúde de Curitiba estabelece normas para a promoção, fiscalização e controle das ações e serviços de saúde no âmbito de competência do município de Curitiba, nos termos da Constituição Federal, Estadual e da Lei Orgânica da capital.