Território da Paz será lançado nesta quinta

por Assessoria Comunicação publicado 16/06/2010 18h20, última modificação 30/06/2021 07h57
O vereador Pedro Paulo, líder da bancada do PT na Câmara Municipal, anunciou nesta quarta-feira (16), durante a sessão plenária, o lançamento do Território da Paz, um dos projetos desenvolvidos pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Segundo o parlamentar, que trabalhou para que o programa fosse lançado no Paraná neste primeiro semestre, a cerimônia  de estréia acontecerá em São José dos Pinhais, um dos municípios beneficiados pelo programa, nesta quinta-feira (17), às 14h.
Também deverão participar do evento de inauguração, conforme Pedro Paulo, o governador do Estado, Orlando Pessuti, e os ministros da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. “O Território da Paz é uma importante ação que busca o combate à violência com ações preventivas e tem apresentado resultados positivos em outras cidades que já aplicam”, enfatizou.
Pedro Paulo esclareceu que a iniciativa colocará em prática 12 ações sociais e de segurança pública que serão implantadas simultaneamente a fim de reduzir a violência nos bairros do Guatupê e Borda do Campo. Entre elas, a instalação de câmeras de vídeo em locais estratégicos, com altos índices de criminalidade, para prevenir a violência. O projeto também prevê a compra de equipamentos e a capacitação de profissionais de segurança pública em policiamento comunitário e como pacificadores, nos moldes das Unidades de Polícia Pacificadora que funcionam no Rio de Janeiro.
Abrangência
Além de São José dos Pinhais, Piraquara, Almirante Tamandaré, Araucária, Colombo, Pinhais e Fazenda Rio Grande devem receber recursos para executar ações na área de segurança pública através do Pronasci. Somente em São José dos Pinhais, serão investidos R$ 6 milhões em projetos para os jovens, profissionais de segurança pública e mulheres com potencial de liderança para orientar adolescentes à beira da criminalidade. “O objetivo é melhorar a vida das pessoas, reduzir a violência e gerar mais oportunidades de ensino, trabalho e lazer para a comunidade”, acrescentou Pedro Paulo.