Terreno para centro de convenções e cartão transporte seguem para sanção

por Assessoria Comunicação publicado 29/11/2016 13h50, última modificação 13/10/2021 07h52

Em segundo turno, a Câmara de Curitiba aprovou na sessão desta terça-feira (29) quatro projetos que irão para sanção do prefeito Gustavo Fruet. Com 24 votos favoráveis, segue para sanção proposta da prefeitura para a compra de um terreno da Copel, no bairro Uberaba, destinado à construção do Centro de Feiras e Convenções de Curitiba (005.00055.2016). Na tribuna, a vereadora Professora Josete (PT) reclamou da falta de manifestação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) sobre o tema.

“Sentimos falta porque aquele espaço é uma região de várzea, importante para a drenagem do rio Iguaçu. Sabemos que várias obras foram necessárias por causa dos impactos de obras passadas que trouxeram problemas às regiões ribeirinhas, em especial das periferias”, ponderou.

Confirmado, com 23 votos positivos, outro projeto do prefeito que autoriza o Shopping Jardim das Américas a fazer uma passarela ligando o prédio comercial ao estacionamento construído na quadra ao lado (005.00101.2016). A passagem suspensa, destinada ao uso exclusivo de pedestres, seria erguida sobre o nível da rua Marcos Smanhotto. Em contrapartida, o shopping pagaria pela concessão de espaço aéreo mensalmente, “com base na área em projeção da estrutura, multiplicada pelo valor de mercado do metro quadrado na região”.

Recebeu 23 votos favoráveis o projeto de lei de Jairo Marcelino (PSD) que autoriza o Executivo a expandir a rede de venda do cartão avulso do transporte coletivo (005.00184.2016 com substitutivo geral 031.00035.2016). Atualmente a venda é realizada na sede da Urbs, em terminais e em bancas de jornais e revistas credenciadas. Segundo o texto, a venda e a recarga poderão ser feitas em mercados, hipermercados, postos de combustíveis e casas lotéricas, entre outros estabelecimentos.

Cidadão Honorário
O projeto de lei que concede o título de cidadão honorário de Curitiba a Dom José Antônio Peruzzo foi aprovada por unanimidade com 25 votos favoráveis e segue agora para a sanção do prefeito (006.00017.2016). A honraria foi proposta por Tito Zeglin (PDT). O homenageado, que nasceu em 19 de abril de 1960, em Cascavel, foi ordenado sacerdote e presbítero da Arquidiocese de Cascavel em 1985.

“Em 2005, foi nomeado bispo de Palmas e Francisco Beltrão pelo papa Bento XVI. Permaneceu no cargo até o início de 2015, quando o Papa Francisco o nomeou Arcebispo Metropolitano de Curitiba. Atualmente Dom José Peruzzo exerce a função de Bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB, Bispo referencial da Catequese no Regional Sul 2 do Paraná e Arcebispo Metropolitano de Curitiba”, explicou Tito Zeglin, na tribuna.

Para Jorge Bernardi (Rede), Dom Peruzzo tem se destacado por seu trabalho diferenciado ao debater os problemas da comunidade “dentro da linha do Papa Francisco”. “É uma homenagem justa e singela. Chegou em Curitiba há pouco tempo, mas ganhou o coração dos curitibanos com a energia positiva que transmite”, completou Zé Maria (SD). Chico do Uberaba (PMN) também parabenizou Tito Zeglin pela homenagem proposta.