Terminais de ônibus podem ter enfermeiros para emergências
A vereadora Carla Pimentel (PSC) apresentou projeto de lei que determina a instalação de postos de atendimento para primeiros socorros e a presença de dois profissionais de enfermagem nos terminais de ônibus de Curitiba (005.00222.2013). Segundo a vereadora, “a iniciativa se justifica se considerarmos a quantidade de pessoas que transitam pelos terminais de ônibus por dia. A possibilidade de atendimento imediato faz com que a população se sinta mais segura e amparada”.
O texto da proposição estabelece que os postos de atendimento serão instalados dentro dos terminais utilizando o espaço físico já existente ou construindo uma sala para este fim. A responsabilidade pela instalação e manutenção dos postos de atendimento, sugere o projeto, seria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo Carla Pimentel, a demanda foi manifestada pela própria categoria dos enfermeiros, cujo entendimento é de que o pronto atendimento pode evitar situações extremas. “Se o passageiro sentir um mal súbito, uma alteração de pressão ou qualquer outro desconforto, poderá ser atendido no próprio local e, em seguida, ser encaminhado imediatamente para o médico, se for o caso”, destacou Carla Pimentel.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba