Termina hoje a consulta pública ao orçamento da cidade pela internet
Se você ainda não participou, corra! Hoje é o último dia para você participar e ajudar a construir o orçamento de Curitiba para o ano que vem. Aberta desde 1º de outubro, a consulta pública quer receber sugestões da população sobre quais devem ser as áreas prioritárias de investimento na cidade no ano que vem. A participação popular vai orientar os vereadores na apresentação de emendas e na votação do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA).
O presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Paulo Rink (PL), registrou o fim do prazo em plenário durante a sessão desta quarta-feira (23). “Lembrando a todos que termina hoje a consulta pública pelo site oficial e também pelas redes sociais da Câmara Municipal. Os resultados serão apresentados na audiência pública do dia 30”, apontou.
Qualquer cidadão pode participar da consulta pública, que está disponível no site do Poder Legislativo (www.cmc.pr.gov.br), basta clicar no banner Orçamento de Curitiba para 2020. Também é possível participar nas redes sociais, nos perfis oficiais da Câmara de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Quem não tem acesso à internet pôde, até a última sexta-feira (18) depositar sua sugestão em urnas espalhadas nas 10 administrações regionais, ou ainda nas portarias da CMC.
LOA 2020
A proposta (013.00009.2019), que projeta uma receita à capital de R$ 9,4 bilhões, valor 4,3% maior que o previsto para 2019, foi protocolada na CMC há quase um mês pelos secretários municipais Vitor Puppi e Luiz Fernando Jamur, chefes das pastas de Finanças e de Governo, respectivamente, e deve ser devolvida ao prefeito para sanção até o encerramento da sessão legislativa, previsto para 20 de dezembro.
Segundo Vitor Puppi, o texto do orçamento está “bastante equilibrado”, pelo ponto de vista das despesas municipais. Embora haja queda nos repasses vindos especialmente do Estado, conforme demonstrou em audiência pública nesta segunda-feira, Puppi destaca ligeiro aumento das receitas próprias do Município. “A cidade vem fazendo esforço muito grande para continuar com a prática do equilíbrio fiscal. Continuamos pagando as nossas contas em dia e o orçamento tem esse objetivo: pagar as contas em dia e investir mais”, garantiu (saiba mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba