Termina curso voltado para o cerimonial público
Terminou na manhã dessa sexta-feira (19) o curso Qualidade no atendimento ao público planejamento e organização do cerimonial público, promovido pela Associação dos Servidores de Câmaras Municipais do Paraná (Ascam-Pr). O evento contou com a participação de servidores de todo o Estado e de Santa Catarina e teve como palestrantes a pedagoga Mari Pessin e a cerimonialista Maria do Carmo Calderari Távora.
Protocolo
Na tarde de quinta-feira (18) e no encerramento do evento, os participantes puderam ouvir as dicas de Maria do Carmo Calderari Távora. A cerimonialista explicou em detalhes as normas de protocolo do cerimonial em órgãos públicos, dando dicas quanto à organização de eventos ao ar livre e em locais fechados, composição da mesa de autoridades, modelos de convites e ordem de precedência (hierarquia para cerimônia específica). No cerimonial de órgãos públicos, temos que ter jogo de cintura para adaptar as regras do protocolo ao cenário político, lembrou.
Atendimento
Na abertura do evento, dia 17, e na manhã de quinta-feira (18), a pedagoga Mari Pessin falou sobre a qualidade do atendimento. Em meio a dinâmicas para exemplificar os temas, Mari debateu com os presentes assuntos como relacionamento interpessoal, desenvolvimento da auto-imagem, importância do atendimento, uso correto do telefone, tipos de clientes e como lidar com cada um. Devemos buscar construir gradativamente uma nova gestão pública, ética, participativa, descentralizada, com controle social e orientada para o cidadão, defendeu.
Protocolo
Na tarde de quinta-feira (18) e no encerramento do evento, os participantes puderam ouvir as dicas de Maria do Carmo Calderari Távora. A cerimonialista explicou em detalhes as normas de protocolo do cerimonial em órgãos públicos, dando dicas quanto à organização de eventos ao ar livre e em locais fechados, composição da mesa de autoridades, modelos de convites e ordem de precedência (hierarquia para cerimônia específica). No cerimonial de órgãos públicos, temos que ter jogo de cintura para adaptar as regras do protocolo ao cenário político, lembrou.
Atendimento
Na abertura do evento, dia 17, e na manhã de quinta-feira (18), a pedagoga Mari Pessin falou sobre a qualidade do atendimento. Em meio a dinâmicas para exemplificar os temas, Mari debateu com os presentes assuntos como relacionamento interpessoal, desenvolvimento da auto-imagem, importância do atendimento, uso correto do telefone, tipos de clientes e como lidar com cada um. Devemos buscar construir gradativamente uma nova gestão pública, ética, participativa, descentralizada, com controle social e orientada para o cidadão, defendeu.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba