Terceiro livro de Ruggeri é lançado no Legislativo

por Assessoria Comunicação publicado 28/10/2008 16h50, última modificação 22/06/2021 08h37
“Eles & Eu” é o mais novo livro do gaúcho João Darcy Ruggeri, lançado na noite da última sexta-feira (24), em solenidade na Câmara Municipal de Curitiba. Mais de 3,5 mil provérbios filosóficos foram reunidos em três volumes, abordando situações sobre a vida cotidiana. O evento, com distribuição de muitos autógrafos, foi proposto pelo vereador Angelo Batista (PP) e realizado no auditório do Anexo II da Casa. O escritor, que preside a Academia de Cultura de Curitiba, adiantou que já está produzindo o quarto volume. O prefácio dos livros é assinado por Ayrton Gonçalves Celestino e Túlio Vargas, ex-presidente da Academia Paranaense de Letras.
Para Angelo Batista, que também é literato, é muito gratificante sediar o lançamento de uma obra de grande valor como a de Ruggeri, enriquecendo a cultura curitibana e mostrando que a Câmara não é apenas uma Casa de Leis, mas um local que apóia a cultura e os bons escritores. Ruggeri afirmou que toda sua inspiração para os livros vem da sua esposa, Iracema, falecida há quatro anos. Revelou que os textos publicados foram pensamentos colhidos através de experiências e problemas vividos e da vontade de continuar vivendo, “para, principalmente, ver meus netos crescerem”, disse.
Na oportunidade, o escritor agradeceu o apoio do vereador Angelo Batista e do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), seu particular amigo, além dos familiares e amigos presentes na solenidade. Também compareceram ao evento os vereadores Zé Maria (PPS) e Julieta Reis (DEM). O desembargador Luiz Renato Pedroso, presidente do Centro de Letras do Paraná, enviou votos de louvor a Ruggeri, parabenizando-o pelo lançamento de mais um livro e por adentrar ao “mundo dos escritores nacionais”, juntando-se ao que há de melhor na literatura brasileira.
Trajetória
Além de escritor, João Darcy Ruggeri é advogado, radialista e foi vereador em União da Vitória. Ruggeri veio para Curitiba em 1964, a convite do então governador Ney Braga, e exerceu importantes cargos nas administrações estadual e federal, por mais de 20 anos. Na capital paranaense, é membro do Lions Clube Curitiba-Batel, sócio-fundador da Academia Paranaense de Letras Maçônicas e integrante do Centro de Letras do Paraná. No ano de 2005, recebeu a Medalha de Mérito Fernando Amaro, na Câmara de Curitiba, proposta pelo vereador Zé Maria.