Terceirizados são treinados para aprimorar atendimento
Os funcionários encarregados da limpeza da Câmara Municipal de Curitiba passaram por um curso de reciclagem esta semana. Contratados pela Higiserv, empresa licitada para atender o Legislativo, eles assistiram, na tarde desta sexta-feira (3), a uma palestra sobre bom atendimento ao cliente e a videoaulas sobre técnicas de limpeza profissional para áreas administrativas, banheiros, vidros, copa e equipamentos.
“Quem observa e utiliza as técnicas ensinadas nos cursos de reciclagem tem a possibilidade de crescimento”, garante o coordenador de gestão de pessoas da Higiserv, Edvaldo Pinheiro de Campos. No quadro hierárquico, além da função de servente de limpeza, há o encarregado e o supervisor. Para Campos, o treinamento é necessário porque os funcionários costumam utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos em outros locais, como residências. “O curso dá resultado, mas o retorno demora um pouco porque é preciso quebrar a resistência. Aos poucos eles vão vendo que existe um padrão e uma técnica para realizar a limpeza com mais eficiência, e quem segue se destaca”, acrescenta.
“Às vezes tem coisa que a gente faz, mas não é daquele jeito que explicaram ali. O procedimento que eles ensinam torna o trabalho até mais fácil”, avaliou a servente Silvia Regina Boza. Para ela, apesar de o trabalho ser rotineiro, há sempre algo novo a aprender. “Como a limpeza do sifão embaixo da pia, que precisa ser feita para evitar o mau cheiro e entupimentos”, lembrou. “Por mais que a gente saiba, tem sempre alguma coisa a acrescentar”, completa a servente Francineide da Silva. Janete da Rocha, que é encarregada do período da tarde e da noite, diz que a reciclagem a cada três meses ajuda a relembrar. Para ela, a parte do atendimento ao cliente foi a mais aproveitada. “A gente aprende a se relacionar melhor com as pessoas.”
O curso, que iniciou na quarta-feira e foi voltado especificamente a serventes, auxiliares de serviços gerais e limpadores de vidros, termina hoje. Uma nova rodada de treinamentos deverá ser realizada daqui três meses, já que o contrato prevê a capacitação periódica.
“Quem observa e utiliza as técnicas ensinadas nos cursos de reciclagem tem a possibilidade de crescimento”, garante o coordenador de gestão de pessoas da Higiserv, Edvaldo Pinheiro de Campos. No quadro hierárquico, além da função de servente de limpeza, há o encarregado e o supervisor. Para Campos, o treinamento é necessário porque os funcionários costumam utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos em outros locais, como residências. “O curso dá resultado, mas o retorno demora um pouco porque é preciso quebrar a resistência. Aos poucos eles vão vendo que existe um padrão e uma técnica para realizar a limpeza com mais eficiência, e quem segue se destaca”, acrescenta.
“Às vezes tem coisa que a gente faz, mas não é daquele jeito que explicaram ali. O procedimento que eles ensinam torna o trabalho até mais fácil”, avaliou a servente Silvia Regina Boza. Para ela, apesar de o trabalho ser rotineiro, há sempre algo novo a aprender. “Como a limpeza do sifão embaixo da pia, que precisa ser feita para evitar o mau cheiro e entupimentos”, lembrou. “Por mais que a gente saiba, tem sempre alguma coisa a acrescentar”, completa a servente Francineide da Silva. Janete da Rocha, que é encarregada do período da tarde e da noite, diz que a reciclagem a cada três meses ajuda a relembrar. Para ela, a parte do atendimento ao cliente foi a mais aproveitada. “A gente aprende a se relacionar melhor com as pessoas.”
O curso, que iniciou na quarta-feira e foi voltado especificamente a serventes, auxiliares de serviços gerais e limpadores de vidros, termina hoje. Uma nova rodada de treinamentos deverá ser realizada daqui três meses, já que o contrato prevê a capacitação periódica.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba