Terceirizados são treinados para aprimorar atendimento

por Assessoria Comunicação publicado 03/02/2017 16h35, última modificação 14/10/2021 09h53
Os funcionários encarregados da limpeza da Câmara Municipal de Curitiba passaram por um curso de reciclagem esta semana. Contratados pela Higiserv, empresa licitada para atender o Legislativo, eles assistiram, na tarde desta sexta-feira (3), a uma palestra sobre bom atendimento ao cliente e a videoaulas sobre técnicas de limpeza profissional para áreas administrativas, banheiros, vidros, copa e equipamentos.

“Quem observa e utiliza as técnicas ensinadas nos cursos de reciclagem tem a possibilidade de crescimento”, garante o coordenador de gestão de pessoas da Higiserv, Edvaldo Pinheiro de Campos. No quadro hierárquico, além da função de servente de limpeza, há o encarregado e o supervisor. Para Campos, o treinamento é necessário porque os funcionários costumam utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos em outros locais, como residências. “O curso dá resultado, mas o retorno demora um pouco porque é preciso quebrar a resistência. Aos poucos eles vão vendo que existe um padrão e uma técnica para realizar a limpeza com mais eficiência, e quem segue se destaca”, acrescenta.

“Às vezes tem coisa que a gente faz, mas não é daquele jeito que explicaram ali. O procedimento que eles ensinam torna o trabalho até mais fácil”, avaliou a servente Silvia Regina Boza. Para ela, apesar de o trabalho ser rotineiro, há sempre algo novo a aprender. “Como a limpeza do sifão embaixo da pia, que precisa ser feita para evitar o mau cheiro e entupimentos”, lembrou. “Por mais que a gente saiba, tem sempre alguma coisa a acrescentar”, completa a servente Francineide da Silva. Janete da Rocha, que é encarregada do período da tarde e da noite, diz que a reciclagem a cada três meses ajuda a relembrar. Para ela, a parte do atendimento ao cliente foi a mais aproveitada. “A gente aprende a se relacionar melhor com as pessoas.”  

O curso, que iniciou na quarta-feira e foi voltado especificamente a serventes, auxiliares de serviços gerais e limpadores de vidros, termina hoje. Uma nova rodada de treinamentos deverá ser realizada daqui três meses, já que o contrato prevê a capacitação periódica.