Terça-feira tem seminário sobre políticas públicas para mulheres

por Assessoria Comunicação publicado 20/03/2017 13h10, última modificação 14/10/2021 16h16

O auditório do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba sedia nesta terça-feira (21), das 14h às 19h, o seminário “Políticas Públicas para Mulheres – Gênero, Violência, Acesso aos Serviços e Vulnerabilidade”. A iniciativa é da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) e a discussão é aberta ao público.

> Confira a programação do seminário

“Temos 38 vereadores na Câmara Municipal de Curitiba e somente 8 são mulheres. Isso mostra a desigualdade no Legislativo. Entendo que é preciso o envolvimento das mulheres nas discussões para mudar esse quadro”, destaca Maria Leticia. Ela organizou o evento após uma reunião pública para a discussão de projetos de lei de sua autoria, em fevereiro (leia mais).

Com o tema “ A Discriminação de Gênero em Espaço de Poder”, o primeiro debate ocorre após exposição da advogada Helena de Souza Rocha. A convidada é consultora jurídica do Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) e vice-presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR).

A advogada Liane Slobodian Motta Vieira falará, em seguida, sobre “Violência no Campo Médico”. Ela é presidente da Comissão de Apoio às Vítimas de Crimes da OAB-PR. “Acesso aos Serviços” também está na programação e será tratado por Sandra Lia Bazzo Barwinski, presidente da Comissão de Estudos Sobre Violência de Gênero da CEVIGE-OAB/PR.

O tema “Vulnerabilidade” será apresentado por Heliana Hemetério dos Santos, da Rede de Mulheres Negras, integrante do Conselho Nacional de Saúde, coordenadora da Comissão de Políticas de Equidade e secretária de Direitos Humanos da Associação Brasileira Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

Guarda Municipal
Também na terça, só que à noite, o auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba recebe uma solenidade alusiva ao 25º aniversário de formação da sexta turma da Guarda Municipal, em 1992. Marcada para as 20 horas, a atividade é do vereador Jairo Marcelino (PSD) e está confirmada a presença do secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski. O prefeito Rafael Greca foi convidado para o evento.