Tenente-coronel Rita será homenageada na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 11/10/2006 18h35, última modificação 14/06/2021 07h01
Foi aprovado nesta quarta-feira (11), na Câmara de Curitiba, projeto de lei da vereadora Roseli Isidoro (PT) que concede o título de Cidadã Honorária de Curitiba à tenente-coronel Rita Aparecida de Oliveira. Recentemente, a oficial recebeu a cidadania honorária do Paraná, outorgada pela Assembléia Legislativa.
Rita foi a primeira mulher a comandar um batalhão no Estado. “A leitura do currículo de Rita Aparecida de Oliveira por si só já justifica a homenagem. Defendemos a mulher na vida pública e nos honra ter uma pessoa com tamanha competência como ela”, disse Roseli, na tribuna da Casa, recebendo diversos apartes.
O primeiro vereador a se manifestar foi o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), que destacou a homenageada como “figura marcante na história da polícia paranaense”. “A tenente-coronel é grande merecedora, pois faz um bonito trabalho dentro da PM, não admitindo falhas e sempre cobrando muito”, ressaltou.
O vereador Sabino Picolo (PFL) lembrou que, no último prêmio Cidade de Curitiba, concedeu a homenagem à militar. “Ela é uma profissional indiscutível, exigente, comanda com determinação e faz um grande trabalho antidrogas no Proerd”, disse. Para o vereador Zé Maria (PPS), Rita representa com dignidade a mulher paranaense. “A tenente-coronel sustenta com mãos de ferro a Polícia Militar”, comentou.
“Esta homenagem não se refere somente a esta grande mulher, mas também à história das mulheres da corporação paranaense”, afirmou o vereador André Passos (PT), destacando a humildade da homenageada, que enfrentou obstáculos pessoais e profissionais na sociedade. Os vereadores Angelo  Batista (PP), Rui Hara (PSDB), Nely Almeida (PSDB), Elias Vidal (PDT) e Paulo Frote (PSDB) também se manifestaram a favor da aprovação da homenagem.
Biografia
Rita Aparecida de Oliveira nasceu em 1959, em Paranacity, Paraná. Ingressou na Polícia Militar como soldado de 1ª classe, fazendo parte da primeira turma de mulheres policiais militares da PM do Paraná. Foi promovida a 2º sargento em 1978; aspirante à oficial, em 1981; 2º tenente, em 1983, por merecimento; 1º tenente, 1989, por antigüidade; capitão, em 1991, por merecimento; major, em 2001, por merecimento, e tenente-coronel, em 2005, também por merecimento. Foi a primeira oficial feminina a ser promovida a tenente-coronel na Polícia Militar do Paraná e na região Sul do País.
Conquistou, ainda, diversas medalhas e comendas, além de diplomas e voto de louvor da Câmara Municipal de Curitiba. Foi assessora militar da Secretaria de Estado da Segurança Pública, comandante da Companhia de Polícia Militar Feminina, chefe da 3ª seção (Planejamento e Operações), da 4ª seção (Apoio Logístico) e coordenadora da Patrulha Escolar do Regimento de Polícia Montada – RPMon, chefe da 3ª seção do 12º Batalhão de Polícia Militar e sub-comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar. Também respondeu pelo comando do 12º BPM, 4ª Seção (Apoio Logístico) do Comando do Policiamento da Capital, foi vice-coordenadora do Proerd no Paraná e coordenadora operacional do Proerd na PM-PR, além de vice-presidente e conselheira do Conselho Estadual Antidrogas da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado.