Telê Santana vai dar nome a logradouro

por Assessoria Comunicação publicado 15/03/2007 17h40, última modificação 15/06/2021 09h41
A Câmara de Curitiba vai prestar homenagem póstuma ao ex-treinador de futebol Telê Santana da Silva, nominando um dos logradouros públicos da cidade. O projeto, do vereador Paulo Frote (PSDB), foi aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito Beto Richa (Lei Nº 12.111).
O parlamentar lembra que Telê Santana nasceu em 1931, em Itaberito (MG), e faleceu há quase um ano, em Belo Horizonte. O ex-treinador esteve internado por longo período com grave infecção abdominal. O ex-treinador morreu por falência múltipla dos órgãos.
Legado
“De ‘Fio de Esperança’ a ‘Pé-Frio’ até chegar a ‘Mestre’”, Telê Santana carregou muitos rótulos durante a carreira vencedora como jogador e técnico. No entanto, o comandante brasileiro nas Copas de 1982 e 1986 e herói são-paulino na década de 90 deixou ao futebol brasileiro um legado que transcende seus apelidos. Tanto como atleta quanto treinador, Telê Santana se caracterizou por brigar por um futebol melhor, justo e bonito. Orgulhava-se de respeitar as normas e passar aos atletas exemplos de disciplina. A batalha por esportividade, beleza técnica e lealdade talvez tenha sido a maior contribuição desse mineiro ao esporte pelo qual o povo brasileiro é apaixonado”, destaca Frote.