Técnicos discutem plano de logística

por Assessoria Comunicação publicado 17/03/2010 15h55, última modificação 29/06/2021 07h36
O vereador Omar Sabbag Filho (PSDB) participou da abertura do 1° Seminário de Logística Urbana, nesta terça-feira (16), no Estação Convention Center. Promovido pela prefeitura de Curitiba em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o encontro busca o aprofundamento dos estudos sobre a viabilidade econômica para implantar um plano de logística regional.
As discussões reúnem técnicos das prefeituras vizinhas, instituições como a Federação das Indústrias (Fiep), Instituto de Engenharia (IEP), Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura (Crea), Câmara de Comércio Americana (Amcham), e empresas do segmento, para debater propostas para o Pólo Logístico de Curitiba junto com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Urbanização de Curitiba (Urbs).
BID
Segundo Sabbag Filho, que participou do encontro representando a Câmara Municipal, “um seminário como esse gera informações críticas, construtivas e sugestões com caráter técnico que são de muito valor para as atividades da Câmara, especialmente para as comissões de Urbanismo e Obras Públicas e a Especial de Assuntos Metropolitanos.”
“A participação do BID é de fundamental importância no acompanhamento do município para o desenho de programa que melhore seu desempenho no campo da logística e distribuição urbana de cargas. Nossa intenção é ajudar que o município de Curitiba seja modelo para a América Latina de eficiência do ponto de vista de distribuição urbana de mercadorias”, de acordo com o pesquisador Pablo Guerrero, especialista em transportes do setor de Infraestrutura e Meio Ambiente do BID.
Plano de governo
A implantação do Pólo Logístico de Curitiba é uma das metas do plano de governo 2009-2012 prevista nos contratos de gestão, implantados pelo prefeito Beto Richa em 2009. O objetivo do pólo logístico é organizar o setor e incentivar a ocupação de uma área específica da cidade pelo segmento de logística, a fim de viabilizar a formação de condomínios logísticos estratégicos.
Esse pólo se encaixa no plano de governo como diretriz para contribuir com o aumento da renda per capita, por meio do incentivo ao desenvolvimento econômico sustentável, baseado em alta tecnologia e inovação, promovendo a interação entre o setor produtivo, científico - tecnológico e instituições de apoio.
A proposta é que a rede passe por Almirante Tamandaré, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Colombo e São José dos Pinhais, interligando com a Linha Verde e equipamentos como a rodoviária de Curitiba, o Jardim Botânico, o Autódromo (Pinhais), o Complexo Esportivo Peladeiros, o Parque Iguaçu e o Zoológico e o Aeroporto Afonso Pena.
Levantamento
O engenheiro civil Mario Cesar Stamm Júnior, que será um dos palestrantes, coordena grupo de trabalho do Crea, responsável por elaborar Plano Estadual de Logística e Transporte que possa fornecer apoio estratégico para decisões na área de logística, infra-estrutura e transporte do Paraná. O grupo está fazendo levantamento da situação atual, analisando propostas para o futuro e tentando definir prioridades para o setor. As discussões do grupo de trabalho abordam modais de rodovias, ferrovias, portos e rios navegáveis, aeroportos e ainda questões relacionadas às regiões metropolitanas.