Teatro de Bonecos recebe apoio unânime dos vereadores de Curitiba

por José Lázaro Jr. e Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 03/04/2023 10h55, última modificação 03/04/2023 12h19
Em resposta ao pedido de Nori Seto, a Câmara Municipal concedeu Declaração de Utilidade Pública à Associação Paranaense de Teatro de Bonecos.
Teatro de Bonecos recebe apoio unânime dos vereadores de Curitiba

Por iniciativa do vereador Nori Seto, CMC aprovou apoio ao Teatro de Bonecos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Com 30 votos favoráveis, nessa segunda-feira (3), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu apoiar a Associação Paranaense de Teatro dos Bonecos (APRTB) com a concessão da Declaração de Utilidade Pública à entidade. “O [Teatro de Bonecos] é parte importante da rica cena cultural de Curitiba. Criada em 1985, a associação é reconhecida pelas montagens de qualidade, que já impactaram mais de 800 mil pessoas”, justificou Nori Seto, autor da proposição (014.00011.2022).

Na tribuna, Nori Seto enumerou iniciativas  da APRTB durante os 38 anos de sua existência, com a realização dos projetos Bonecos na Boca, Teatro da Maria, Férias Animadas, Teatro do Piá e o Teatro de Bonecos do Dr. Botica. “Desde 1990, organizam o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos e a Mostra Paraná de Teatro de Bonecos”, destacou o vereador. “Além de fazer as peças, a associação capacita novas gerações na arte milenar do teatro de bonecos”, elogiou o vereador.

Nori Seto também destacou que a APRTB já fez parcerias com o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, o Centro Cultural Teatro Guaíra, a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Grupo Boticário. A concessão da Declaração de Utilidade Pública permitirá o aprofundamento dessas relações, visto que o documento é exigido pelo poder público para a realização de convênios, servindo como um atestado de bons antecedentes para quem é aprovado no processo de titulação.

Em plenário, Maria Leticia (PV) e Angelo Vanhoni (PT) cumprimentaram Nori Seto pela iniciativa. “É um apoio importante para que novas gerações de artistas comecem a se dedicar à arte do teatro de bonecos, para que ela se perpetue na cidade”, parabenizou a parlamentar. Vanhoni sugeriu que Seto lidere, junto à Fundação Cultural de Curitiba, um pedido para a realização anual de um festival de teatro de bonecos no segundo semestre, para “ajudar a manifestação a se consolidar”. O projeto retorna ao plenário amanhã (4) para confirmação em segundo turno.

Foi adiada por uma sessão a votação de projeto do vereador Pier Petruzziello (PP) que atualiza a lei municipal 15.839/2021, que denomina um logradouro como Lincoln da Cunha Pereira. Segundo o autor, a ideia, “por questão de segurança jurídica e também em respeito às famílias”, é indicar outro logradouro para realizar a homenagem (005.00152.2022).

Segundos turnos
O plenário aprovou 1 dos 3 projetos que constavam na pauta para a segunda votação. Confirmada com 29 votos positivos e 2 abstenções, será encaminhada para a análise do Executivo a proposta para homenagear Joel Kriger com o Vulto Emérito, título mais importante que o Legislativo pode conceder para um curitibano (007.00001.2022).

Kriger detém o recorde de brasileiro mais velho a subir o Monte Everest, aos 68 anos de idade. Assinam a proposição os vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania), biógrafo do engenheiro curitibano e responsável pela defesa do projeto em primeiro turno, Marcelo Fachinello (PSC), Marcos Vieira (PDT) e Oscalino do Povo (PP).

Os outros projetos foram automaticamente adiados, por uma sessão, devido à ausência dos autores em plenário. De Pier Petruzziello (PP), a ideia é implantar a Política Municipal de Proteção dos Direitos das Pessoas com Síndrome de Down (005.00054.2022). A iniciativa dispõe sobre os diretos ao diagnóstico precoce, à inclusão na Educação Infantil, ao acesso ao mercado de trabalho e ao acompanhamento hospitalar diferenciado, por exemplo (saiba mais).

De Ezequias Barros (PMB), a proposição pretende declarar de Utilidade Pública a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Pluma e Região (014.00041.2022). As sessões plenárias são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba