Taxistas são atendidos pelo governo federal
A redução de três para dois anos como exigência para troca dos táxis que circulam no perímetro urbano das cidades brasileiras agradou a categoria em Curitiba, segundo o vereador Jairo Marcelino (PDT), que atua em defesa dos taxistas na Câmara Municipal há vários mandatos.
A reivindicação atendida pelo governo federal contemplou um antigo anseio dos profissionais, principalmente porque mantém a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Para o terceiro secretário da Casa, a vitória maior é dos usuários, que terão qualidade e segurança na contratação dos serviços dos taxistas.
Com a troca dos veículos a cada dois anos, os passageiros terão tranqüilidade no transporte. A medida vinha sendo estudada pelo governo federal há algum tempo e, de acordo com Marcelino, contemplou o esforço dos taxistas em manter a qualidade do serviço em Curitiba, que é considerada uma das melhores do País nesta prestação de serviços à população. O parlamentar destaca, ainda, que é somente aqui que os táxis têm configuração padronizada, para os que circulam no perímetro urbano, e diferenciada, para os que servem o aeroporto Afonso Pena.
A frota curitibana de táxis é, também, a mais bem cuidada. São 2.253 veículos vistoriados a cada seis meses pela Urbs, que verifica todos os itens, como cinto de segurança, pneus, amortecedores, extintor de incêndio, triângulo, e a caracterização do veículo, que deve estar de acordo com as cores e sinais de identificação determinados pela administração municipal, colocando, ainda, o selo de verificação nos carros. O passageiro pode conferir as condições do veículo em que está trafegando.
Curitiba tem, hoje, nove centrais de rádio-táxi, cada uma com vários anos de experiência no serviço. Cerca de cinco mil motoristas de táxi, que, entre permissionários, condutores e empregados em empresas, trabalham nos 394 pontos fixos da cidade.
A reivindicação atendida pelo governo federal contemplou um antigo anseio dos profissionais, principalmente porque mantém a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Para o terceiro secretário da Casa, a vitória maior é dos usuários, que terão qualidade e segurança na contratação dos serviços dos taxistas.
Com a troca dos veículos a cada dois anos, os passageiros terão tranqüilidade no transporte. A medida vinha sendo estudada pelo governo federal há algum tempo e, de acordo com Marcelino, contemplou o esforço dos taxistas em manter a qualidade do serviço em Curitiba, que é considerada uma das melhores do País nesta prestação de serviços à população. O parlamentar destaca, ainda, que é somente aqui que os táxis têm configuração padronizada, para os que circulam no perímetro urbano, e diferenciada, para os que servem o aeroporto Afonso Pena.
A frota curitibana de táxis é, também, a mais bem cuidada. São 2.253 veículos vistoriados a cada seis meses pela Urbs, que verifica todos os itens, como cinto de segurança, pneus, amortecedores, extintor de incêndio, triângulo, e a caracterização do veículo, que deve estar de acordo com as cores e sinais de identificação determinados pela administração municipal, colocando, ainda, o selo de verificação nos carros. O passageiro pode conferir as condições do veículo em que está trafegando.
Curitiba tem, hoje, nove centrais de rádio-táxi, cada uma com vários anos de experiência no serviço. Cerca de cinco mil motoristas de táxi, que, entre permissionários, condutores e empregados em empresas, trabalham nos 394 pontos fixos da cidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba