Taxistas podem ter exames grátis nos postos de saúde
O vereador Mario Celso Cunha (PSDB) está defendendo junto à administração municipal a liberação de exames de saúde grátis para todos os taxistas de Curitiba. "Os postos de saúde estão aparelhados para este tipo de serviço e sem dúvida será um avanço na área social, já que os profissionais do volante sofrem diariamente com a tensão emocional do trânsito, somatizando diversas doenças", afirmou o vereador.
Visitando alguns pontos de táxis, o parlamentar percebeu as inúmeras reclamações de motoristas que se queixavam de dores nas costas, na coluna, dores musculares e problemas de circulação. Muitos não têm planos de saúde ou não são registrados em empresas. Por isso, Mario Celso decidiu interceder junto ao secretário da Saúde, Luciano Ducci, e ao prefeito Beto Richa, visando um programa especial para atendimento desses profissionais, que prestam bons serviços à comunidade, atuando de forma respeitosa com os usuários, se transformando em modelo nacional.
O vereador lembrou que, hoje, a Dort, anteriomente conhecida como LER, é um dos principais problemas dos taxistas, pois são lesões por esforço repetitivo. Isso fica claro no uso constante de grupos musculares (pernas nas trocas de embreagem e freios, braços e mãos nas trocas de marchas e condução do volante) e também na postura inadequada de bancos (encosto, altura e distância). Mario lembrou que, "em determinado momento, os músculos se contraem de dor, se espalhando pelo corpo, podendo subir ou descer para as pernas. Daí surgem as patologias que os taxistas muitas vezes não sabem de onde vêm, casos de bursites, tendinites, inflamações, compressão de nervos e outros tipos de dores".
Este tipo de doença também tem atacado outros profissionais, como dentistas, telefonistas, digitadores, enfermeiras e operadores de telemarketing. "Um simples exame pode detectar o problema e um bom trabalho de fisioterapia pode ajudar a eliminá-lo, afastando o fantasma de tantas doenças. Vamos insistir nesta reivindicação", afirma Mario Celso.
O líder do prefeito na Câmara Municipal também está apresentando uma série de requerimentos em atendimento ao jornal Bandeira Um: aumento do ponto do Pilarzinho (ponto 579), reparação do asfalto no ponto 621, do Mercado Municipal, ampliação da faixa de estacionamento do ponto 615 (Bom Retiro) e outras solicitações dos taxistas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba