Táxis de Curitiba já podem instalar transbikes
Já está em vigor a lei que autoriza os táxis de Curitiba a instalarem suportes para bicicletas, também conhecidos como “transbikes”. Aprovada pela Câmara de Vereadores nos dias 30 e 31 de maio (1º e 2º turnos), a norma alterou a lei municipal 13.957/2012, que regulamenta o serviço de táxi da capital.
Publicada no Diário Oficial do Município de 21 de junho, a lei 14.875/2016 alterou o artigo 8º da atual regulamentação, que define as características dos táxis da cidade. O texto acrescentou um parágrafo que autoriza o uso do suporte de bicicletas, respeitadas as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e pela Resolução 349/2010 do Contran.
Na discussão em plenário em primeiro turno, a iniciativa (005.00185.2015) recebeu a aprovação unânime dos vereadores presentes no momento da votação (leia aqui). O debate contou com a participação do autor e outros nove parlamentares que entenderam o objetivo da lei: promover a mobilidade urbana e trazer um diferencial para o serviço de táxi para atrair mais passageiros.
Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas notícias que abordem requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois no pleito municipal serão escolhidos a chefia do Executivo e os vereadores da próxima legislatura (2017-2020). Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas). Para acessar esse dado, clique nos links destacados dentro dos textos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba