Tampinha Paraná: Kids participa de ação solidária na Câmara de Curitiba

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 30/11/2023 14h36, última modificação 30/11/2023 14h36
Projeto Exploradores Kids coletou tampinhas de plástico, que serão convertidas em fraldas geriátricas para asilos da capital do Paraná.
Tampinha Paraná: Kids participa de ação solidária na Câmara de Curitiba

Alunos realizam a entrega das tampinhas arrecadadas com o objetivo de apoiar instituições para idosos em situação de vulnerabilidade social. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na manhã desta quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu 30 quilos de tampinhas de plástico trazidas por alunos do Kids Centro Educacional. Localizada no Bigorrilho, a escola de educação infantil desenvolve um projeto chamado Exploradores Kids, que incentiva os alunos a participarem de ações solidárias e os leva para conhecerem a capital do Paraná. Os recicláveis farão parte da campanha Tampinha Paraná, que troca os itens por fraldas geriátricas para instituições sociais.

“Os Exploradores Kids realizam diversas atividades em Curitiba, como visitas a museus, fábricas, além de estarem nesta manhã aqui na Câmara, acompanhando o processo legislativo. Hoje é um dia muito especial. Desde julho os alunos do colégio Kids fazem o recolhimento de tampinhas que serão então destinadas para a reciclagem, gerando recursos para o Asilo São Vicente de Paulo”, enfatizou o vereador Bruno Pessuti (Pode).

A visita à CMC teve 14 exploradores do Kids, alunos do Infantil 6, que vieram acompanhados pelas coordenadoras Franciele da Silva e Carla Molinari, além da professora Silvia Pilatti e dos auxiliares Vitor Gomes e Melani Wicheral. “Hoje é um dia de celebrar a nossa futura geração, pequenos cidadãos que desde já estão fazendo a sua parte. Tenho certeza que esses curitibinhas serão bons cidadãos do futuro”, agradeceu Pessuti.

CMC reforça a campanha Tampinha Paraná*

A campanha Tampinha Paraná, coordenada pelo grupo de Ações Solidárias da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), é um projeto social de reciclagem de tampas plásticas, com o objetivo de adquirir fraldas geriátricas para lares de idosos carentes. A ação atende uma solicitação do asilo São Vicente de Paulo e visa a beneficiar mais de 150 idosas atendidas pela instituição. A cada 1,5 quilo de tampinhas o projeto consegue comprar uma fralda.

Além de tampinhas de garrafa pet, a campanha arrecada outros tipos de tampas plásticas, como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido); e outros produtos (pacote de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, canetas etc.). 

Onde é possível fazer a entrega das tampinhas?

Existem dois pontos de coleta da Câmara de Curitiba que estão localizados nas entradas dos Anexos 1, em frente à praça Eufrásio Correia, e 2, na esquina da rua Lourenço Pinto com a avenida Visconde de Guarapuava. As doações podem ser depositadas não só pelos servidores, vereadores e funcionários terceirizados da Casa, mas também pela população em geral. 

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques