Sustentabilidade marca ações internas da Câmara de Curitiba em 2023

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 02/02/2024 17h30, última modificação 05/02/2024 08h15
Além de ações voltadas à sustentabilidade, a CMC promoveu campanhas como os jogos solidários de Natal.
Sustentabilidade marca ações internas da Câmara de Curitiba em 2023

Campanha Tampinha Paraná converte materiais recicláveis em apoio para idosos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Sustentabilidade e ações sociais foram os destaques nas ações internas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em 2023. Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara aderiu à campanha Tampinha Paraná, tornando-se um ponto de coleta de materiais recicláveis para apoiar financeiramente instituições de longa permanência para idosos em situação de vulnerabilidade social. Vendidas a empresas especializadas em reciclagem, as tampinhas são revertidas em fraldas geriátricas, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal ou alimentos. 

A ação é promovida em parceria com o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Os pontos da CMC foram inaugurados durante a abertura do 1º Encontro dos Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba, em 21 de junho. Para promover a campanha, os estagiários da CMC chegaram a participar de uma competição interna, promovida pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC). A ação arrecadou aproximadamente 80 quilos de tampinhas

Oficina Lixo ZeroA Câmara também se somou, entre os dias 23 a 26 de outubro, à agenda ambientalista do Instituto Lixo Zero, que promove a Semana Lixo Zero em todo o país. Em parceria com o movimento Paraná Lixo Zero, as atividades foram coordenadas pela Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos e pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. A ação teve oficinas de compostagem, uma palestra sobre consumo consciente e foi finalizada com a distribuição de biofertilizantes à população. 

No dia 9 de novembro, também foram distribuídas 40 composteiras por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SSMA), sendo que 32 delas foram destinadas a vereadores e a servidores da Câmara e as outras 8 foram disponibilizadas para uso interno em departamentos da CMC.

Outra ação de destaque do último ano, entre os meses de fevereiro e março, foi a iniciativa da Procuradoria da Mulher (ProMulher) em apoio a famílias que atuam na coleta e na separação de recicláveis, que arrecadou 30 cestas básica, beneficiando 22 famílias que fazem parte da Associação de Catadores Automotores.

Arrecadação jogo solidárioAlém disso, outras ações sociais marcaram 2023. Mais uma vez, a instituição aderiu à Campanha do Agasalho, tornando-se um ponto de coleta da iniciativa realizada pela Prefeitura de Curitiba. Em novembro, mais de 2 mil pessoas acompanharam, no estádio Ligga Arena, o evento beneficente "Jogar e fazer o bem", organizado pela ASCMC. Na ocasião, foram arrecadados mais de 600 kits de material escolar e 3,5 mil brinquedos, destinados a crianças assistidas pelo Instituto Futebol de Rua, projeto social apoiado pela Fundação Club Athletico Paranaense (Funcap), parceira na organização do evento.

>> Leia também:

Escola do Legislativo promoveu 18 ações de capacitação em 2023

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques