Sustentabilidade marca ações internas da Câmara de Curitiba em 2023
Campanha Tampinha Paraná converte materiais recicláveis em apoio para idosos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Sustentabilidade e ações sociais foram os destaques nas ações internas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em 2023. Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara aderiu à campanha Tampinha Paraná, tornando-se um ponto de coleta de materiais recicláveis para apoiar financeiramente instituições de longa permanência para idosos em situação de vulnerabilidade social. Vendidas a empresas especializadas em reciclagem, as tampinhas são revertidas em fraldas geriátricas, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal ou alimentos.
A ação é promovida em parceria com o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Os pontos da CMC foram inaugurados durante a abertura do 1º Encontro dos Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba, em 21 de junho. Para promover a campanha, os estagiários da CMC chegaram a participar de uma competição interna, promovida pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC). A ação arrecadou aproximadamente 80 quilos de tampinhas.
A Câmara também se somou, entre os dias 23 a 26 de outubro, à agenda ambientalista do Instituto Lixo Zero, que promove a Semana Lixo Zero em todo o país. Em parceria com o movimento Paraná Lixo Zero, as atividades foram coordenadas pela Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos e pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. A ação teve oficinas de compostagem, uma palestra sobre consumo consciente e foi finalizada com a distribuição de biofertilizantes à população.
No dia 9 de novembro, também foram distribuídas 40 composteiras por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SSMA), sendo que 32 delas foram destinadas a vereadores e a servidores da Câmara e as outras 8 foram disponibilizadas para uso interno em departamentos da CMC.
Outra ação de destaque do último ano, entre os meses de fevereiro e março, foi a iniciativa da Procuradoria da Mulher (ProMulher) em apoio a famílias que atuam na coleta e na separação de recicláveis, que arrecadou 30 cestas básica, beneficiando 22 famílias que fazem parte da Associação de Catadores Automotores.
Além disso, outras ações sociais marcaram 2023. Mais uma vez, a instituição aderiu à Campanha do Agasalho, tornando-se um ponto de coleta da iniciativa realizada pela Prefeitura de Curitiba. Em novembro, mais de 2 mil pessoas acompanharam, no estádio Ligga Arena, o evento beneficente "Jogar e fazer o bem", organizado pela ASCMC. Na ocasião, foram arrecadados mais de 600 kits de material escolar e 3,5 mil brinquedos, destinados a crianças assistidas pelo Instituto Futebol de Rua, projeto social apoiado pela Fundação Club Athletico Paranaense (Funcap), parceira na organização do evento.
>> Leia também:
Escola do Legislativo promoveu 18 ações de capacitação em 2023
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba