Sugestões ao Executivo pedem acessibilidade e melhorias na mobilidade
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou 12 requerimentos de sugestões ao Executivo na sessão plenária desta segunda-feira (10). Entre eles, seis proposições foram do vereador Professor Euler (PSD), o qual propõe à prefeitura a realização de estudos para implantação de estruturas de acessibilidade nas vias públicas do município (203.00008.2020). Segundo eles, o Executivo poderia atrelar as obras de revitalização de vias a medidas de acessibilidade, visando tanto pessoas com deficiência como idosos, gestantes e outros que se encontrem com dificuldade de locomoção. Todas as proposições podem ser conferidas aqui.
Para o vereador, Curitiba deveria dar início a um “grande programa de acessibilidade”, principalmente em regiões com maior concentração de gente circulando, como o Centro, por exemplo. “A população de Curitiba, como é tendência no mundo todo, está envelhecendo. Precisamos pensar também nas mães e pais que, às vezes, estão com carrinho de criança transportando seus filhos”, pontuou. Entre os outros temas abordados nos requerimentos de Professor Euler estão medidas para coibir a ação dos chamados fura-catracas (203.00010.2020) e melhorar o trânsito no cruzamento entre as ruas Pedro Viriato Parigot de Souza, Ângelo Nabosne e Padre Paulo Warkocz, no Ecoville (203.00011.2020).
Para avançar na mobilidade urbana, Toninho da Farmácia (PDT) também apresentou sugestão ao Executivo para que reforce a camada asfáltica da rua Martha Gembaroski Tuleski, na Vila Vitória Régia, na CIC (203.00002.2020). Segundo ele, a pavimentação atual não foi feita para suportar o tráfego de veículos pesados que transitam pela região industrial da capital, o que acabou danificando o asfalto. Em outro documento, Toninho pediu a implantação de uma linha de ônibus ligando o Caiuá à Vila São José do Passaúna, passando pela rua Ludovico Kaminski (203.00001.2020). “Essa rua, além de ser muito importante para a ligação das suas vilas, é importante porque tem muitas empresas [ali] instaladas”, justificou o parlamentar.
Outras sugestões foram ainda acatadas pela Câmara e deverão seguir ao Executivo, como de Rogério Campos (PSC), para que sejam implantadas tomadas USB nos ônibus, estações-tubo e terminais do transporte coletivo da cidade (203.00007.2020); de Geovane Fernandes (PTB), para substituição da ponte de madeira por uma de ferro entre as ruas Coronel Joaquim Antônio de Azevedo e Etelvina Maria da Silveira Coelho, no Sítio Cercado (203.00014.2020) e implantação de semáforo na rua Oliveira Viana com doutor Júlior Cesar Ribeiro de Souza, no Hauer (203.00015.2020); e de Dalton Borba (PDT), para otimização do processo administrativo para realização de eventos culturais em espaços públicos de Curitiba (203.00016.2020).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba