Sugerido uso de protetor bucal para alunos da rede pública
Projeto do vereador Dirceu Moreira (PSL) dispõe sobre o uso de protetor bucal (Sorriso Seguro) para a prática de atividades esportivas nas escolas municipais (005.00077.2014). “O objetivo é que o aluno, protegido de ferimentos, fraturas e outros incidentes, mantenha seu rendimento escolar sem perda de aulas”, afirmou o vereador.
Segundo o parlamentar, uma criança que tenha sofrido trauma ou lesão na boca (corte de gengiva, quebra de dentes) pode perder de 2 a 4 dias letivos em função do atendimento emergencial e da recuperação. “Isto pode acarretar em impacto no rendimento escolar geral, daí a necessidade de aprovação deste projeto”, defendeu Moreira.
O texto de justificativa do projeto esclarece que todos os alunos da rede pública teriam suas arcadas dentárias medidas por dentistas com o objetivo de que se produzam moldes. A partir de tais moldes, seriam feitos os protetores para uso dos estudantes durante as atividades físicas.
O vereador destacou que o uso do protetor aumenta o rendimento físico e diminui as tensões musculares da face, sem atrapalhar a respiração durante a atividade física. “Os protetores são feitos com base no modelo individual do aluno. Eles diminuem em 80% os danos de impacto de gengiva, dentes, raízes, estruturas da face e articulação da mandíbula”, destacou o parlamentar.
Dentro do SPL
Todos os requerimentos estão disponíveis na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Basta, depois de ter acessado a página da Câmara de Curitiba, clicar sobre o banner verde “Atividade Legislativa”, na parte de baixo da tela, preencher a autenticação eletrônica, e digitar o código dos requerimentos na seção “Busca Rápida”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba