Sugerido que escolas municipais celebrem Dia das Mães e dos Pais

por Assessoria Comunicação publicado 24/07/2017 14h10, última modificação 19/10/2021 11h07

Instituir a comemoração do Dia das Mães e do Dia dos Pais no âmbito das Escolas Municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba. Este é o objetivo do projeto de lei (005.00245.2017) apresentado por Thiago Ferro (PSDB) na Câmara de Vereadores e que já está sob análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Segundo o vereador o objetivo é que, já que essas datas são celebradas nacionalmente, instituir no município que elas sejam comemoradas nos equipamentos na rede municipal de educação. “O projeto, em questão, visa estimular que esta cultura e tradição não se perca ao longo dos anos”, diz Thiago Ferro, para quem as datas comemorativas são importantes “ainda que ao longo do tempo a data foi mercantilizada”.

O projeto estabelece que as comemorações do Dia das Mães e do Dia dos Pais devem respeitar os costumes e tradições locais e também estipula que será facultada à participação aos alunos que não desejarem tomar parte. “São datas que têm em comum a homenagem aos pais, por darem o suporte, o apoio e a proteção necessários, não medindo esforços para proporcionar felicidade e bem-estar dos filhos”, comenta o vereador.

História das datas
Na justificativa, Ferro rememora que o Dia das Mães remete à história da americana Anna Jarvis. Diante do sofrimento pela morte da mãe em 1905, ela decidiu organizar com a ajuda de outras moças um dia especial para homenagear a figura materna. Nove anos depois, a data passou a ser oficialmente comemorada nacionalmente nos Estados Unidos. O Brasil importou a festa em 1918, incluindo-a no calendário nacional em 1932.

Thiago Ferro também explica, na justificativa, que o Dia dos Pais está associado ao ano de 1909, quando Sonora Louise resolveu homenagear seu progenitor, que criou os filhos sozinhos após a esposa morrer no parto da sexta criança. Novamente, o hábito fez com que os Estados Unidos nacionalizassem a data em 1977, lá comemorada no terceiro domingo de junho, mês em que o pai de Sonora faleceu. “No Brasil, as comemorações iniciaram em 1953”, relata Ferro, “através do publicitário Sylvio Bhering, cuja intenção era associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus”.