Sugerido que Central 156 receba alertas sobre animais abandonados em Curitiba
Alertar sobre animais abandonados, para sem recolhidos, evitaria o envolvimento deles em acidentes. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Em votação simbólica, nesta terça-feira (13), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram o envio, ao Executivo, de uma sugestão para que a Central 156 também receba alertas da população sobre animais abandonados. A intenção, segundo a proposição, é que eles possam ser recolhidos a um ambiente seguro (203.00385.2020). “Nas ruas, eles prejudicam o tráfego e podem ocasionar acidentes”, justifica o autor, Mauro Bobato (Pode).
Outras duas sugestões de ato administrativo foram aprovadas hoje, ambas referentes à situação da Vila Calixto, no bairro Umbará, também elaboradas por Bobato. Na primeira, ele pede a criação de uma creche pública na região (203.00386.2020). “[A Vila Calixto] é uma das últimas de Curitiba, na divisa com [o município vizinho de] Fazenda Rio Grande. Tem dificuldade de áreas para equipamentos públicos lá, mas eles são uma necessidade, pois a região cresceu muito. Só existe um colégio lá, que é estadual, não tem nenhum municipal”, relatou.
Neste sentido, a outra sugestão é para que o Executivo estude a aquisição de lotes no Umbará para implantar os equipamentos públicos necessários ao atendimento daquela população (203.00387.2020). No pedido, indica-se que além da creche, áreas para lazer e instalação de Unidade de Saúde sejam consideradas pela Prefeitura de Curitiba. Os requerimentos aprovados são convertidos em ofícios da CMC e enviados ao Executivo, para que ele se manifeste sobre o teor dos pedidos.
Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.
Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba