Sugerido que a Prefeitura adquira uma trituradora de vegetais

por Assessoria Comunicação publicado 14/11/2018 11h45, última modificação 03/11/2021 08h17

Os vereadores de Curitiba concordaram com Bruno Pessuti (PSD) sobre a necessidade de a coleta de resíduos vegetais passar a utilizar trituradoras para aumentar a eficiência do serviço. A indicação de sugestão de ato administrativo foi aprovada nesta quarta-feira (14), em votação simbólica, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).“O Município recolhe 2,9 mil toneladas de material vegetal por ano”, explicou Pessuti, ressalvando que 90% da coleta é feita por empresas terceirizadas e 10% pela Prefeitura de Curitiba. O problema, explicou o parlamentar, é que a coleta é manual, com uso de ferramentas simples, o que obriga os caminhões de coleta a fazerem várias viagens pelo volume de carga. “O material vegetal picotado é menos volumoso, tornando o transporte mais eficiente”, argumentou.Bruno Pessuti sugere que, ao renovar o contrato com as terceirizadas que executam o serviço, a Prefeitura de Curitiba coloque no edital o uso das trituradoras e que o Executivo tenha um equipamento desse (203.00170.2018). “Vou sugerir à secretária do Meio Ambiente [Marilza Dias] que coloque a trituradora no cardápio das emendas, para que a gente possa apresentar emenda coletiva”, adiantou o parlamentar.

Mauro Bobato (Pode) e Professora Josete (PT) questionaram aspectos técnicos da adoção de trituradoras pelas empresas terceirizadas, visto que elas não têm a obrigação de adquirir o maquinário durante a vigência do contrato. A essas preocupações, Pessuti sugeriu incluir a obrigação na próxima licitação.

“Realmente, quando existem esses grandes vendavais, essas chuvas muito fortes”, comentou Julieta Reis (DEM), “elas obrigam as pessoas a fazerem podas drásticas. A prefeitura tem dificuldade para atender em pouco tempo essa demanda. Um equipamento desse faria o trabalho muito mais rápido e economizaria o trabalho em razão da diminuição do volume”, concordou.

Mais quatro sugestões foram aprovadas, sem debate, no dia de hoje. Mauro Bobato (Pode) pede que o Executivo crie um aplicativo para o serviço 156 (203.00174.2018). Marcos Vieira (PDT) sugere a aplicação de anti-pó na rua Irmã Vitorina Meneghetti (203.00175.2018), estudos para unidade de saúde na Região Sul (203.00176.2018) e a substituição da ponte de madeira sobre o arroio Boa Vista (203.00177.2018).