Sugerido estacionamento público rotativo em Curitiba
Sugestão ao Executivo formulada pelo vereador Professor Galdino (PSDB) pretende a realização de estudos para a implantação e operação de estacionamento rotativo público. A novidade seria administrada por um sistema de gestão informatizado, com operação em tempo real e comercialização de vagas por parquímetros eletrônicos e ou telefones celulares (401.00476.2013). O modelo atual emprega agentes de trânsito que comercializam blocos de cupons de ESTAR (Estacionamento Regulamentado) e aplicam multas quando verificam irregularidades.
Segundo Galdino, "o sistema de parquímetro é totalmente informatizado e apresenta flexibilidade e comodidade para a compra da permissão de estacionamento. Funciona por meio de moedas, cartões inteligentes e telefone celular". "A operação deste sistema garante melhor gerenciamento e controle de receitas geradas e pode oferecer vantagens especiais para usuários fidelizados dispensando a necessidade do veículo portar o tíquete (tíquete virtual)", afirma o vereador.
Entre outras vantagens deste sistema elencadas pelo parlamentar destacam-se: a possibilidade de tarifas diferenciadas para idosos, gestantes e deficientes físicos, aumento do número de vagas para estacionamento e disciplinamento do uso do espaço público. "Além disso, o sistema ajudaria no combate à comercialização de tíquetes falsificados", esclareceu Galdino.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba