Sugerido circuitos para caminhadas na cidade

por Assessoria Comunicação publicado 19/10/2009 19h45, última modificação 28/06/2021 07h55
Os vereadores Tico Kuzma (PSB), Roberto Hinça (PDT) e João Luiz Cordeiro, o João do Suco (PSDB), estão empenhados em combater o sedentarismo com formas  mais acessíveis para a população praticar exercícios. Em pedido aprovado pelo plenário da Câmara de Curitiba, os parlamentares encaminharam à Secretaria Municipal do Esporte e Lazer sugestão de criar circuitos de caminhadas nos bairros da cidade.
O programa, denominado Caminhada da Gente, poderia ser implantado, segundo os parlamentares, em vários pontos da cidade para “proporcionar melhor qualidade de vida à população, transformando os espaços de calçamento já existentes em pistas de caminhadas.” Além de incentivar os que já praticam esportes, a opção iria estimular mais pessoas a realizar exercício nas proximidades de suas residências com fácil acesso e  sem custos”. Os circuitos teriam marcações de distâncias e  placas indicativas de percurso.
Os vereadores  lembram que o tempo cobra do corpo um alto preço. “Conforme os médicos,  é a  partir dos 30 anos que o metabolismo fica mais lento, a capacidade pulmonar diminui, coração e vasos sanguíneos perdem elasticidade, ossos e articulações tornam-se mais frágeis, o que mais tarde pode comprometer a mobilidade e o bem-estar.” Nesta avaliação, eles se valem de duas importantes prerrogativas: o elevado nível de estafa em que a população vive e o aconselhamento médico de que a caminhada é a melhor e mais barata opção para neutralizar o sedentarismo. “Para os especialistas, o recurso que mais se aproxima de um elixir da juventude é simples: a prática regular de exercícios físicos. Os médicos são unânimes em afirmar que as pessoas que se exercitam vivem mais e com melhor qualidade”,  concordam.  Ainda  argumentam  sobre os conselhos médicos de que “os exercícios aeróbicos são os mais indicados para  melhorar o condicionamento físico e desenvolver a capacidade cardiorrespiratória.”
Conciliar
Para os vereadores, o programa Caminhada da Gente pode favorecer outra difícil situação: a de que muita gente tem dificuldade em conciliar as atividades diárias com a prática de exercícios físicos. “Vale a pena tentar, já que os riscos do sedentarismo são consideráveis. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, no mínimo, vinte minutos de atividade aeróbica  três vezes por semana. O sedentarismo, somado a outros fatores de risco, como o fumo ou os maus hábitos alimentares, pode resultar em doenças como a hipertensão e favorecer a ocorrência de derrames. Esses males afetam 23 milhões de pessoas no Brasil e estão entre as principais causas de morte no País”, concluíram.