Sugerido benefício para trabalhadores do transporte
A inclusão dos trabalhadores dos setores do transporte coletivo e de táxi em programas que lhes assegure acesso à casa própria foi reforçada pelo vereador Jairo Marcelino (PDT) nesta semana, na Câmara de Curitiba. “Como qualquer outro trabalhador, o motorista ou cobrador profissional tem dificuldade de aquisição da casa própria,” afirmou.
Considerando que o cadastro é o instrumento fundamental pelo qual a Cohab (Companhia de Habitação de Curitiba) tem o indicativo de demanda e que é através deste tipo de informação que os técnicos têm melhores subsídios para desenvolver os programas, Jairo Marcelino defendeu cadastramento prioritário para os trabalhadores do setor. “Temos milhares de trabalhadores no transporte que moram distante de seus locais de trabalho, em residências alugadas, e que poderiam, pela renda salarial, ter sua inclusão em algum dos quase dez programas desenvolvidos pela Cohab”, argumentou Jairo Marcelino.
O vereador também lembra que a grande maioria destes trabalhadores, para garantir a eficiência do sistema modelo em prestação de serviços no Brasil, “precisa sair de casa de madrugada, fazendo uso de bicicletas ou outro tipo de deslocamento, para dar início à circulação dos coletivos.” Esta e outras dificuldades fazem parte do dia a dia do motorista ou cobrador, motivos mais que suficientes, na visão de Jairo Marcelino, para a “criação de um programa específico para a categoria dentro, por exemplo, de opções como o Minha Casa, Minha Vida.”
A relevância que a atual administração do município tem dado à casa própria, nas parcerias federais, foi enfatizada pelo parlamentar. Em 2009, quando Jairo Marcelino oficializou esta sugestão diretamente a representantes da Cohab que visitaram a Câmara citou os novos empreendimentos programados para 2010. Atualmente, estão em construção 11 na região Sul da cidade (nos bairros do Sítio Cercado, Ganchinho e Tatuquara), para atender a faixa de renda de até três salários mínimos, em que se enquadra a categoria dos motoristas e cobradores, com a oferta global de 2.764 unidades. A previsão é que a conclusão das obras ocorra até meados de 2011. A comercialização das unidades deve iniciar nos próximos 60 dias.
Considerando que o cadastro é o instrumento fundamental pelo qual a Cohab (Companhia de Habitação de Curitiba) tem o indicativo de demanda e que é através deste tipo de informação que os técnicos têm melhores subsídios para desenvolver os programas, Jairo Marcelino defendeu cadastramento prioritário para os trabalhadores do setor. “Temos milhares de trabalhadores no transporte que moram distante de seus locais de trabalho, em residências alugadas, e que poderiam, pela renda salarial, ter sua inclusão em algum dos quase dez programas desenvolvidos pela Cohab”, argumentou Jairo Marcelino.
O vereador também lembra que a grande maioria destes trabalhadores, para garantir a eficiência do sistema modelo em prestação de serviços no Brasil, “precisa sair de casa de madrugada, fazendo uso de bicicletas ou outro tipo de deslocamento, para dar início à circulação dos coletivos.” Esta e outras dificuldades fazem parte do dia a dia do motorista ou cobrador, motivos mais que suficientes, na visão de Jairo Marcelino, para a “criação de um programa específico para a categoria dentro, por exemplo, de opções como o Minha Casa, Minha Vida.”
A relevância que a atual administração do município tem dado à casa própria, nas parcerias federais, foi enfatizada pelo parlamentar. Em 2009, quando Jairo Marcelino oficializou esta sugestão diretamente a representantes da Cohab que visitaram a Câmara citou os novos empreendimentos programados para 2010. Atualmente, estão em construção 11 na região Sul da cidade (nos bairros do Sítio Cercado, Ganchinho e Tatuquara), para atender a faixa de renda de até três salários mínimos, em que se enquadra a categoria dos motoristas e cobradores, com a oferta global de 2.764 unidades. A previsão é que a conclusão das obras ocorra até meados de 2011. A comercialização das unidades deve iniciar nos próximos 60 dias.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba