Sugerido atendimento para amputados na Rede Básica de Saúde

por Assessoria Comunicação publicado 04/04/2013 15h10, última modificação 15/09/2021 07h19

Requerimento que pede a inclusão de atendimento específico para amputados no programa de Fisioterapia na Rede de Atenção Básica de Saúde de Curitiba foi encaminhado à prefeitura. O autor da sugestão é o líder do PTB, Pier Petruzziello.

“Sabendo-se que a fisioterapia é fundamental para a reabilitação dos deficientes físicos, seria importantíssimo que fosse incluído este foco nos programas já existentes, como Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, Mãe Curitibana e Saúde do Idoso”, explicou no documento.

Ainda segundo Petruzziello, haja vista que o atendimento a deficientes físicos já existe na rede municipal de saúde, o foco nos amputados seria apenas um item a mais e não caracteriza a criação de um novo programa.

“No caso dos amputados, um atendimento ágil e de qualidade, representa inúmeras vantagens aos pacientes. O aumento significativo nas chances de reabilitação dos movimentos comprometidos pela amputação seria a maior vantagem que se pode observar, além da adaptação adequada dos aparelhos de prótese, fortalecimento da parte do membro que restou da amputação e melhora na auto-estima do paciente”, concluiu.