Sugerido agendamento de consultas por telefone

por Assessoria Comunicação publicado 23/04/2010 20h10, última modificação 29/06/2021 09h28
O agendamento telefônico de consultas médicas para idosos e portadores de deficiência nas unidades de saúde de Curitiba está previsto em projeto de lei apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Tico Kuzma (PSB). A proposta visa proporcionar atendimento mais confortável e sem espera nas filas, além de auxiliar no combate às mazelas sociais, justamente na faixa etária e na condição em que as pessoas ficam mais fragilizadas.
De acordo com o documento, os pacientes idosos e os portadores de deficiência poderão agendar as consultas desde que sejam cadastrados previamente nas unidades. Para receber o atendimento agendado por telefone, o paciente deverá apresentar a carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as unidades deverão afixar em local visível material indicativo sobre o agendamento.
a justificativa do projeto, Kuzma explica que os idosos e os portadores de necessidades especiais têm recebido cada vez mais atendimento prioritário, seja de forma voluntária ou por força de lei. Os atendimentos na área da saúde são os mais procurados e, em Curitiba, vêm se destacando como um dos melhores serviços de saúde pública. “Entretanto, com o aumento da demanda, as dificuldades para a categoria também aumentaram. A proposta é fazer o que já se faz nos consultórios particulares ou nos planos de saúde, onde as consultas são agendadas por telefone”, diz o parlamentar.
Legislação
O atendimento preferencial contempla ampla legislação, somando-se inclusive ao Estatuto do Idoso, que determina que o idoso tenha este benefício no SUS. Ainda, a lei federal número 10.048, de 2000, prevê prioridade no atendimento às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e às portadoras de deficiência.