Sugeridas câmeras de segurança no transporte

por Assessoria Comunicação publicado 28/12/2009 18h45, última modificação 28/06/2021 11h27
Proposta do vereador Juliano Borghetti (PP) prevê a instalação de sistema de segurança com videomonitoramento nos ônibus, estações-tubo e terminais de transporte coletivo. A ideia é preservar a segurança pública como prevenção contra furtos, roubos, vandalismo, violência e outros atos que coloquem em risco a vida dos usuários e funcionários do transporte coletivo.
“O sistema de monitoramento deve possibilitar a gravação das imagens, permitindo a visualização de áreas internas dos veículos, estações-tubo e nas áreas externas onde haja movimentação”, destaca o parlamentar. Borghetti comenta que sua sugestão é colocar avisos informando a instalação das câmeras de vídeo. “Banheiros, vestiários e outros locais reservados à privacidade individual e ambientes de acesso e uso restrito ficam livres dos equipamentos”, analisa.
Ações
Borghetti justifica sua iniciativa argumentando que a presença diária de situações delituosas através de imagens capturadas por sistema de segurança mostra a funcionalidade destes equipamentos na apuração dos fatos. “O monitoramento é a melhor forma de se obter sucesso nas ações preventivas, corretivas ou punitivas”, diz, acrescentando que “o uso de sistemas de transmissão de vídeo já vem de longa data, com resultados positivos na inibição ostensiva de delitos e na apuração dos casos."