Sugerida presença da Guarda Municipal em escola da Vila Verde
Indicações ao Executivo e outras proposições são votadas, em turno único, na segunda parte da ordem do dia. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Em sessão híbrida nesta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou seis indicações ao Executivo. Uma dessas sugestões, proposta pelo vereador Toninho da Farmácia (DEM), requer a presença da Guarda Municipal para acompanhar a entrada e a saída dos alunos da Escola Municipal Professora América da Costa Saboia, localizada na Vila Verde, bairro CIC (203.00541.2021).
Segundo o autor, a solicitação partiu dos moradores da região e dos pais dos alunos do estabelecimento de ensino. “Há uma necessidade grande de ter um guarda municipal na frente daquele colégio. Ali, como é uma rua muito movimentada, há um grande risco de atropelamento”, justificou.
Três das indicações avalizadas em plenário, nesta manhã, são de iniciativa da vereadora Flávia Francischini (PSL). Uma das sugestões é para a retirada do Estacionamento Regulamentado (EstaR) das ruas Doutor Goulin, Alberto Bolliger e Barão dos Campos Gerais, no Juvevê, a partir do pedido de moradores e comerciantes da região (203.00539.2021). As demais proposições são para a implantação de calçada na rua Ângelo Cúnico, no Cachoeira (203.00538.2021), e para a realização de estudos para a melhoria do trânsito no cruzamento entre as ruas Mateus Leme e João Gava, sentido parque São Lourenço (203.00540.2021).
Outras duas solicitações foram apresentadas por Professor Euler (PSD). A demanda é mesma – a inclusão dos biomédicos nos quadros de servidores próprios do Executivo –, mas uma indicação é direcionada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a outra, à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), para os profissionais sejam contratados por meio de concurso público (respectivamente, 203.00543.2021 e 203.00542.2021).
As indicações de sugestão de ato administrativo ou de gestão não têm caráter impositivo, mas são uma das formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população para representá-los, submetidas ao plenário. Por se tratar de votação simbólica, realizada durante a segunda parte da ordem do dia, não há relação nominal de quem apoiou, ou não, a medida – a não ser os registros verbais durante o debate.
Na ordem do dia, os vereadores confirmaram, dentre outros projetos, os indicados a prêmios concedidos pela CMC e a alienação (venda) de lote público no bairro Hauer (saiba mais). As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba