Sugerida extinção de dez prêmios e homenagens da Câmara
Começou a tramitar nesta quarta-feira (19) projeto do vereador Professor Galdino (PSDB) que extingue dez premiações concedidas pela Câmara Municipal (005.00032.2014). A medida, segundo o parlamentar, é uma complementação aos cortes promovidos pela lei municipal 14.181/2012, que já havia eliminado uma série de condecorações e títulos honoríficos. “O problema é que a referida lei extinguiu apenas aquelas honrarias que já não eram mais concedidas em razão das mudanças de costume. Com as homenagens que restaram, o gasto da Câmara, só no ano de 2012, foi de R$ 400 mil”, estima o vereador.
“O objetivo desta proposta é fazer, de fato, uma "limpa", e deixar apenas previstos os títulos de Cidadão Honorário e de Vulto Emérito da Cidade de Curitiba, com a ressalva de que esses tenham limitações rigorosas quanto à quantidade”, frisa Galdino na proposição. O projeto extingue as seguintes honrarias: Consagração Pública Municipal, Mérito Esportivo, Prêmio Cidade de Curitiba, Prêmio Cultura e Divulgação de Curitiba, Mérito Operário Padrão, Prêmio Ecologia e Ambientalismo no Município do Curitiba, Servidor Público Padrão, Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos, Prêmio Papa João Paulo II e Prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba.
Para o vereador Galdino, o uso do tempo dos vereadores e de seus assessores para escolha de homenageados e, posteriormente, para a realização do evento de homenagem propriamente dito, poderia ser usado em ações mais “positivas e concretas” para a população. “Além dos referidos gastos anuais de R$ 400 mil com as tais homenagens, existe a perda referente à ausência de projetos que efetivamente poderiam fazer a diferença na vida de milhares de cidadãos”, ressaltou. “Que as homenagens se limitem às duas principais e que as escolhas se pautem em critérios isentos e transparentes”, ressaltou o parlamentar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba