Sugerida demarcação de vagas de EstaR com pintura no asfalto
Está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) uma proposta para que as vagas reservadas ao Estacionamento Regulamentado (EstaR) tenham suas dimensões de comprimento e largura claramente demarcadas no chão. A iniciativa é do vereador Cacá Pereira (DC), que defende que o objetivo é otimizar a utilização estes espaços nas vias públicas (005.00084.2019).
Conforme o texto, as demarcações devem seguir a classificação do Conselho Nacional de Trânsito. “Com isto o município passaria a ter o controle exato do número de veículos que utilizam diariamente as vagas”, acredita o propositor. A fim de otimizar o custo de implantação da ideia, seriam realizadas pinturas nas vagas para indicar o início e o fim do espaço destinado a cada veículo.
De acordo com Cacá Pereira, o projeto foi elaborado devido ao mal aproveitamento do espaço nas ruas, tendo como consequência reclamações sobre a falta de vagas disponíveis ao usuário. A fiscalização e penalização dos motoristas infratores deverá ser realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito, por meio da regulamentação pela prefeitura, caso o projeto seja aprovado e vire lei.
Tramitação
A matéria começou a tramitar oficialmente na CMC com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária no dia 30 de abril. Já recebeu instrução técnica da Procuradoria Jurídica e em seguida será analisada pelas comissões temáticas. Durante essa fase, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões nos textos ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados por seu teor. Depois de passar pelas comissões, a proposição estará apta para seguir para o plenário e, se aprovada, para a sanção do prefeito para virar lei.
*Notícia elaborada pela estudante de Comunicação Organizacional Thaiane Lago Rovani, especial para a CMC. Revisão: Michelle Stival da Rocha. Supervisão de estágio: Filipi Oliveira.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba