Sugerida campanha de valorização de escolas

por Assessoria Comunicação publicado 13/04/2011 19h15, última modificação 09/08/2021 08h33
Curitiba pode iniciar campanha de valorização das escolas e dos profissionais da educação. A iniciativa, do primeiro-secretário, vereador Celso Torquato (PSDB), foi aprovada por unanimidade durante sessão plenária na Câmara Municipal. A proposta de encaminhamento de sugestão ao Executivo recebeu apoio de todos os vereadores, que, em apartes, reiteraram a necessidade de investir na educação visando a mudança de postura e comprometimento de todos os envolvidos no processo. Ou seja, de alunos, professores e pais.
“Temos vivido, na sociedade atual, uma grande crise de valores e falta de limites”, avaliou Torquato, lembrando que, em conversas com docentes, o assunto  mais preocupante consiste na agressividade dos alunos aos professores e aos próprios colegas no âmbito do estabelecimento de ensino. “É preciso que se recupere o papel da escola e seus agentes, responsáveis pela educação, sejam valorizados para que nosso país consiga ter uma educação cada vez melhor.”
Preocupação
Os vereadores registraram preocupação com a crescente estatística que o problema vem alcançando e com o fato de os profissionais da educação serem surpreendidos cada vez mais por sentimentos de impotência.  De acordo com os parlamentares, outras questões são tão importantes quanto recuperar o papel da escola, como, por exemplo, a exclusão escolar. “Mas a violência vem causando muita inquietação e prejudicando consideravelmente a educação de milhares de jovens.”
No debate foi realizada ainda uma análise sobre os motivos dos casos de agressividade, físicas ou verbais, dentro das escolas. Alguns vereadores acreditam que a situação pode ser reflexo da violência sofrida no ambiente familiar, de desequilíbrio emocional, ou da falta de perspectiva para o futuro. “Seja qual for a razão, o ambiente escolar deveria ser um local de paz, acolhedor e pautado na valorização de cada indivíduo. Apesar de a sociedade contribuir com grande parte para esse comportamento, nós, vereadores, podemos incentivar a mudança através de  campanhas de valorização das escolas e dos profissionais da educação, envolvendo diferentes setores e mídias, como campanhas de trânsito e de reciclagem do lixo. Nosso município merece uma cidade cada vez melhor, progressista, avançada e exemplar”, concluiu Torquato.