Substitutivo delimita ruas do Polo Gastronômico da Região Norte
Para atender a um pedido da Comissão de Urbanismo, o vereador Jairo Marcelino (PSD) apresentou substitutivo geral ao projeto de lei, de sua autoria, que institui o Polo Gastronômico da Região Norte de Curitiba (005.00250.2017). Goura (PDT) pediu em seu parecer que ele detalhasse a área do polo, de forma a enquadrar o projeto no que prevê o Plano Diretor.
Pela legislação, argumentou Goura, “polos gastronômicos são aglomerações urbanas, caracterizadas por localizarem-se em locais de passagem comercial, capazes de promover transformações para a expansão de produtos e serviços de natureza gastronômica”. A proposta original dizia que o Polo da Região Norte abrangeria totalmente os bairros do Bacacheri, Cabral, Ahú, Hugo Lange, Bom Retiro e São Lourenço – sem especificar as vias.
No substitutivo (031.00080.2017), Jairo Marcelino elenca como parte do Polo da Região Norte a rua Mateus Leme (entre a rua Deputado Mario de Barros e a Rodovia dos Minérios), a avenida Anita Garibaldi (entre a rua Dr. Manoel Pedro e a rua Flávio Dallegrave), a rua Prefeito Erasto Gaertner (entre a rua Vereador Augusto Staben e a rua José Gulin), a rua José Gulin (entre a rua Prefeito Erasto Gaertner e a rua Dr. Alexandre Fleming) e a rua Itupava (entre a rua Nossa Senhora da Luz e a rua Almirante Tamandaré).
Na justificativa, Jairo Marcelino diz que “o projeto objetiva dar mais incentivo ao comércio gastronômico dos bairros citados no projeto e adjacências, através de melhorias urbanísticas nas reformas e construções de calçadas, melhorias na iluminação pública e na segurança, entre outras ações”. Um outro substitutivo chegou a ser protocolado (031.00079.2017), mas foi descartado por um equívoco de ordem técnica.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba