Subcomissão de Economia ouve representante da prefeitura
A subcomissão que apura denúncia sobre licitação para a compra de geladeiras para vacinas e imunobiológicos se reunirá nesta quarta-feira (1º), às 8 horas, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Constituído em abril deste ano pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, o grupo receberá um representante da prefeitura da capital, que falará aos vereadores sobre o certame. A reunião será na sala anexa ao gabinete da presidência da CMC.
Diz a denúncia apresentada pela Elber Indústria de Refrigeração que o pregoeiro da licitação realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em 2017, não justificou a desclassificação da empresa. “O edital restringia a participação”, alegou, em depoimento à subcomissão em maio passado, o advogado da denunciante, Cristiano Fernandes.
Relatada por Professor Silberto (MDB), a subcomissão também reúne Ezequias Barros (PRP) e Osias Moraes (PRB). No final de junho, o colegiado de Economia acatou a prorrogação das atividades do grupo até o mês de setembro, justamente para que fosse ouvido um representante da prefeitura.
A partir de outra denúncia, em que a Enterhelp questionou licitação para a manutenção de equipamentos da bilhetagem eletrônica, a Comissão de Economia criou outra subcomissão, também em abril passado. Formado por Professora Josete (PT), relatora, Jairo Marcelino (PSD) e Paulo Rink (PR), o grupo avaliou que a concorrência organizada pelo Sindicato as Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) teve “indícios de burla” (saiba mais).
O parecer, acatado no final de junho, foi pelo encaminhamento da denúncia ao Ministério Público do Paraná (MP-PR). Presidida pelo vereador Thiago Ferro (PSDB), a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização também reúne os vereadores Mauro Ignácio (PSB), vice, e Sabino Picolo (DEM).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba