Stephanes quer ampliação do Programa Nutrisoja

por Assessoria Comunicação publicado 02/06/2005 16h25, última modificação 24/05/2021 18h15
A soja é a melhor fonte de proteínas vegetais existente no planeta, com alta produção em curto espaço de tempo (158 dias do plantio à colheita). As suas proteínas são comparadas às de origem animal, por seu alto valor biológico e sua digestibilidade.
Em função destas propriedades e da existência do Programa Nutrisoja através da Central de Produção de Alimentos (CPA), ligada à Secretaria Municipal do Abastecimento, o vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) está apoiando a proposta de ampliação das atividades da instituição em Curitiba. Falando durante a sessão plenária de quarta-feira (1º), na Câmara Municipal, o parlamentar manifestou seu desejo de apoiar e trabalhar pela ampliação do programa, que, em 2004, contribuiu com aproximadamente 400 mil tipos de lanches para alimentar crianças de creches e escolas municipais.
A Central de Produção de Alimentos transformou-se em referência nacional com a conquista do Prêmio Fundação Banco do Brasil, incluída como solução que transforma o País, através da tecnologia social.
Em resultados mais expressivos, Stephanes Júnior citou que o Programa Nutrisoja colabora para reduzir o índice de rejeição ao alimento, não só através dos produtos que fornece, mas, também, em cursos gratuitos para orientar a população.
Stephanes Júnior quer apoiar a proposta da Secretaria Municipal do Abastecimento de ampliar a difusão e uso da soja na alimentação, para melhoria das condições nutricionais da população de Curitiba e Região Metropolitana, com menores custos. Em contato com o secretário Antonio Leonel Poloni, o parlamentar quer buscar soluções que viabilizem a construção de um espaço físico adequado para funcionamento da CPA, ampliação da unidade de pesquisa tecnológica, com produção e desenvolvimento de alimentos alternativos e ampliação da oferta dos cursos para a população, propostas estas que já estão na visão da nova administração municipal.
Embasado nas perspectivas do Programa Fome Zero e nos programas estaduais da área, Stephanes Júnior pretender arregaçar as mangas no sentido de auxiliar na concretização dos objetivos da CPA por considerar que “a iniciativa, longe de ser colocada de lado por falta de recursos, deve, sim, ser ampliada para atingir maior número de pessoas, especialmente crianças, em processo de desenvolvimento”.
Como ex-secretário estadual do Abastecimento, Stephanes Júnior avalia a importância da continuidade de um programa desta modalidade e seu benefício para a população, que “precisa ser mais orientada a respeito dos valores nutricionais e funcionais da soja. É, acima de tudo, uma alternativa nutritiva e bem mais barata, que pode ser de total acesso à população carente, como combate à fome, não só na rede de ensino ou em outros multiplicadores, mas diretamente com a população”, concluiu.