Stephanes Júnior quer triturador em habitações
"Os custos da coleta, transporte e destino do lixo orgânico podem ser diminuídos, com a vantagem da higiene e praticidade na cozinha, redução superior a 50% dos detritos, eliminação de mau cheiro, moscas, baratas e ratos". Estes são alguns dos benefícios citados pelo vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) ao defender seu projeto, em apreciação na Câmara de Curitiba, que prevê a instalação de trituradores de resíduos orgânicos nas novas residências, habitações coletivas e comerciais.
Segundo o parlamentar, "lei semelhante já vigora em muitas cidades da Europa e da América do Norte. Lá, o triturador de resíduos orgânicos é padrão em mais de 80% das habitações recentes e 45% de todas as casas". O vereador lembra, ainda, que "este aparelho de cozinha moderno, que pode ser tratado como eletrodoméstico, destinado a triturar os resíduos de alimentos, transformando-os em resíduos escoáveis através dos sistemas de esgoto ou fossa séptica, permite sua eliminação direta pela pia da cozinha. Este equipamento acabará com o lixo orgânico num futuro próximo".
Stephanes Júnior destaca, também, outros fatores relevantes para instalação do aparelho: facilidade na coleta e separação do lixo reciclável, facilidade para tratamento e manuseio dos aterros sanitários, reduzindo a proliferação de germes e formação de gases nocivos ao meio ambiente e à população.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba