Startup que detecta sepse será o tema da Tribuna Livre
A Tribuna Livre da próxima quarta-feira (22) terá por tema o projeto Robô Laura. Trata-se de um gerenciador de riscos hospitalares que visa diminuir a incidência de sepse nos leitos hospitalares. A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. O horário estava originalmente destinado ao vereador Colpani (PSB), mas este cedeu o uso ao vereador Bruno Pessuti, do PSD (076.00046.2017).
De acordo com a justificativa do requerimento, o robô faz a análise de exames e condições dos pacientes a cada 3,8 segundos. Qualquer alteração é imediatamente comunicada aos médicos e enfermeiros. Foi convidado para falar a respeito o idealizador do projeto, Jacson Fressatto. “A meta de Jacson é impactar um bilhão de vidas através deste projeto, evitando que casos de sepse continuem causando vítimas no mundo todo”, adianta o vereador.
Pessuti conta que um acordo firmado com a Prefeitura de Curitiba este ano [estipula que] eles irão aumentar os 200 leitos atendidos atualmente para 7 mil, “o que é uma grande conquista”. Diz a justificativa para a reserva da Tribuna Livre que o projeto foi premiado nacionalmente e concorrerá com outras startups em um dos concursos mais importantes do mundo. “É a alta tecnologia a serviço de salvar vidas!”, diz Pessuti.
Tribuna Livre
Realizada às quartas-feiras, durante a sessão plenária, a Tribuna Livre é um espaço democrático de debates previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba. As discussões são sugeridas pelos vereadores, que apresentam um requerimento e indicam uma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido. É vedada a participação de representantes de partidos políticos, candidatos a cargos eletivos e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba