Soroptimistas podem ter data comemorativa

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2007 17h40, última modificação 17/06/2021 11h38
Projeto que prevê a criação do Dia Municipal do Soroptimismo Internacional, a ser comemorado anualmente no dia 10 de dezembro, está em apreciação na Câmara de Curitiba. A proposta, da vereadora Julieta Reis (DEM), é que a data seja incluída no calendário oficial de eventos da cidade.
A Soroptimist International foi fundada na Califórnia em 1921, sendo a maior organização mundial de prestação de serviços voluntários para mulheres. A entidade funciona em 125 países, reunindo cerca de 95 mil profissionais. O objetivo principal é melhorar a vida de mulheres e meninas através da prestação de serviço voluntário local, nacional e internacional. “Doando seu talento, seu tempo e, muitas vezes, seus próprios recursos financeiros, as voluntárias trabalham através de projetos elaborados para o avanço dos direitos humanos nas comunidades onde atuam e em todo o mundo”, explica a parlamentar.
Brasil
No Brasil, são 33 clubes. O Paraná tem atualmente sete unidades em atividade, sendo três em Curitiba. “Soroptimistas são mulheres que não aceitam somente passar pela vida e que acreditam que a grande missão dos seres humanos é tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram”, destaca Julieta Reis.
Segundo a vereadora, nada mais justo homenagear a organização na data em que a ONU aclamou, em 1948, o Dia Internacional dos Direitos Humanos.